Pular para o conteúdo
Justiça

UPPs serão espaços de acesso à justiça no Rio de Janeiro

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), junto com integrantes do sistema judiciário assina convênio para levar o acesso à justiça e à cidadania a comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participa da cerimônia nesta terça-feira (7), às 15h30, no Hotel Sofitel. […]
Arquivo -

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), junto com integrantes do sistema judiciário assina convênio para levar o acesso à justiça e à cidadania a comunidades pacificadas do . O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participa da cerimônia nesta terça-feira (7), às 15h30, no Hotel Sofitel.

Articulada pela SRJ e pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do governo do Rio de Janeiro, a iniciativa pretende que as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) sejam verdadeiros centros de acesso à justiça e à cidadania. Com isso, as UPPs irão concentrar serviços de diversos órgãos do judiciário em níveis locais e nacionais. Entre esses serviços estão, por exemplo, núcleos de mediação comunitários e de conscientização de direitos, assistência jurídica integral e gratuita e juizados especiais.

“Essa iniciativa contribui para a consolidação do trabalho desenvolvido pelo governo do estado na medida em que leva a essas comunidades uma série de serviços públicos dos quais estavam privadas em razão do domínio imposto pelo crime organizado”, destaca o Secretário de Reforma do Judiciário do MJ, Marivaldo Pereira.

Projetos

São parceiros nesse projeto o Conselho Nacional de Justiça; a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Presidência da República; a Defensoria Pública do Estado Rio de Janeiro; a Defensoria Pública da União; o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; o Tribunal Regional Federal da 2º Região; o Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região e o Instituto Innovare.

Além de levar serviços que viabilizem o acesso à justiça, o acordo prevê a implementação de práticas inovadoras do sistema de justiça nessas comunidades. É o caso do Projeto Justiça Comunitária, premiado na II edição do Prêmio Innovare. Outros projetos como Balcão de Direitos, DPU nas Escolas, DPU-Itinerante, Justiça Itinerante, Justiça pelos Jovens, Juizados Especiais e Ônibus da Cidadania também fazem parte do Acordo.

Cidadania

Ainda de acordo com o Pereira, a oferta de acesso à justiça a essas comunidades contribuirá para a redução dos conflitos e a efetivação de direitos. O impacto será direto na redução da violência e no enfrentamento da exclusão social. “Isso complementa o trabalho que vem sendo feito para a garantia da liberdade e da segurança dessas comunidades”, reforça o secretário.

O Acordo de Cooperação está inserido no contexto do Projeto UPP Social, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Rio de Janeiro. A iniciativa pretende levar serviços públicos às comunidades pacificadas pelas Unidades de Polícia Pacificadoras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Azul suspende voos para Corumbá e Três Lagoas

Trump cita Brasília como exemplo de ‘capital violenta’ ao anunciar mobilização para Washington

Taxista é encontrado morto dentro de carro na BR-158 em MS

João Fonseca perde para francês e está eliminado do Cincinnati Open

Notícias mais lidas agora

Amante jogou Raquel viva em vala de Terenos para esconder traição, confirma laudo

Bombeiros resgatam homem que subiu em torre de energia na Avenida Guaicurus

Flagrado na casa da atual namorada foge pelado para não ser morto pelo ex em MS

Grupamento de patrulheiros motociclistas em rodovias é criado em MS

Últimas Notícias

Brasil

Entrega da declaração do ITR 2025 começa nesta segunda-feira

Vai até 30 de setembro

Esportes

Mais de 500 corredores participam de Corrida da PM

Mais de 500 atletas correram e caminharam nos percursos de 5 km e 10 km

Famosos

Luan Santana celebra ‘maioridade’ profissional

Luan soma mais de 37 milhões de inscritos em seu perfil

Esportes

Seleção feminina avança às quartas da Copa América de basquete em CR

O chaveamento completo das quartas de final sairá após o término do último confronto do Grupo A