Pular para o conteúdo
Justiça

Monopólio dos consignados do Governo Estadual volta a pauta no TJMS

O agravo regimental impetrado pelo Banco do Brasil que garantia outros bancos de fazer empréstimo consignado volta hoje para o Tribunal de Justiça. O agravo é contra a concessão que garantiu ao banco BMG operar concessão de crédito consignado aos servidores estaduais. O embate vem desde fevereiro deste ano, quando o Decreto 12.932 foi publicado […]
Arquivo -

O agravo regimental impetrado pelo Banco do Brasil que garantia outros bancos de fazer empréstimo consignado volta hoje para o Tribunal de Justiça. O agravo é contra a concessão que garantiu ao banco BMG operar concessão de crédito consignado aos servidores estaduais.

O embate vem desde fevereiro deste ano, quando o Decreto 12.932 foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 13/2, um sábado de carnaval. O decreto limitou a realização de empréstimos consignados pelos servidores somente ao Banco do Brasil, que também é detentor da folha de pagamento do Estado.

Segundo a defesa do Banco do Brasil, o Estado pode decidir sobre os lançamentos na folha de pagamento de seus servidores, de acordo com a conveniência e oportunidade, e que por ser detentora da folha de pagamento, faz o lançamento das parcelas dos empréstimos sem ônus nenhum para o Executivo ou para o servidor.

A situação causa desconforto entre oposicionista na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Paulo Duarte (PT) pediu hoje a derrubada do decreto. Na visão do parlamentar, caso o decreto seja mantido, há a possibilidade de pelo menos três mil pessoas ficarem desempregadas.

“Esse decreto é um absurdo, prejudica os trabalhadores do setor, que perderão o emprego, e a todos os servidores públicos estaduais, impedindo a livre concorrência”, reclamou Duarte.

Para o petista é preciso um pouco mais de sensibilidade, já que o decreto foi publicado num sábado de carnaval. “A impressão é que queriam esconder esse monopólio. Todo ato administrativo deve observar os limites da lei, nesse caso, o decreto é ilegal porque cria um monopólio para o Banco do Brasil. O servidor deve escolher livremente o banco e a melhor taxa”, defendeu Duarte.

BB

Segundo o TJMS, no agravo impetrado, o Banco do Brasil comprometeu-se a praticar a menor taxa de juros e melhores condições ao consignado. Apesar de somente o BB conseguir oferecer empréstimos consignados aos servidores, não acha que isso é monopolio é possivel que sejam feitas outras modalidades de empréstimos de outras instituições.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Últimas Notícias

Economia

Exportações de pneus aos EUA terão taxas de 25% e 50%, diz associação do setor

A indústria de pneus é mais uma que reclama de ter sido atingida pela elevação a 50%

Polícia

Homem é preso após perseguições e ameaças contra ex

Vítima procurou a delegacia para relatar os abusos

Economia

Dólar fecha em queda de 0,99%, a R$ 5,5456, em dia de payroll abaixo do esperado nos EUA

O dólar oscilou de R$ 5,6284 na máxima pela manhã

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025