Atuação
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) presidiu comitiva que conseguiu negociar liberação de diversos produtos do tarifaço de 50% dos EUA aos produtos brasileiros.
Cartas
Ao Jornal Midiamax, o parlamentar relatou a tensão que passou ao conferir os produtos que escaparam das tarifas. “Fui olhando o que estava dentro e o que estava fora, igual quando abrem as cartas num jogo. Aí, boom, achei celulose”, relatou.
Reunião de pauta
Termo comum em redações de jornais, a reunião de pauta também foi organizada pelo grupo, que contou com atuação de Tereza Cristina (PP-MS). “Igual vocês, quando fazem reunião de pauta, fizemos entre os senadores”, explicou Nelsinho sobre como o grupo se organizou.
Passei reto
Trad comentou algumas adversidades que o grupo enfrentou nos EUA como a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e das sanções dos EUA a Alexandre de Moraes. “Passei reto, fui em frente. Nosso objetivo eram tratativas comerciais”, ressaltou.
Que orgulho de filho
Sobre a atuação de Eduardo em defesa do pai, Jair Bolsonaro, Nelsinho relatou comentário feito por colega senador que integrou o grupo nos EUA. “O Espiridião (PP-SC) falou que queria ter um filho me defendendo desse jeito”.
Eleições à mesa
Trad comentou que o fator eleições 2026 pesou nas tratativas. “Pensamos assim: ano que vem tem eleições, vamos mostrar o impacto que vai dar em cada estado. É gol contra que eles [EUA] estão fazendo”, comentou.
Três dias
O senador sul-mato-grossense também disse que cada produto exigia uma ‘defesa’ para convencer Trump sobre os impactos. “São assuntos que tivemos que aprender em três dias”, destacou, afirmando que o grupo teve atuação hercúlea nos EUA para conseguir livrar importantes itens exportados pelo Brasil das tarifas adicionais.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***