Maior que convenção

O PP aproveitou o evento com a presença do senador e presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, em Campo Grande, para mostrar a força do partido. A promessa de lotar o Estoril se cumpriu e o ato de filiação da prefeita Adriane Lopes estava mais lotado que as convenções partidárias das eleições.


Coração apertadinho

Esposa do deputado estadual Lídio Lopes, Adriane disse estar com o ’coração apertadinho’ por estar indo para o Progressistas e o marido seguir como presidente estadual do Patriota. No entanto, sentenciou: ’mas logo, logo, estaremos juntinhos de novo’.

‘Assina também’

Ao ser chamado para discursar, o presidente da Câmara, vereador Carlão, acabou ’intimado’ a assinar ato de filiação também. Porém, o parlamentar saiu pela tangente e parabenizou Adriane e o PP pelo evento.

Empresária e mais

Aproveitaram para se filiar diversos políticos. Entre os nomes, a empresária do ramo de cosméticos Solange Brum.

Quebrou

O vereador Ademir Santana sofreu um acidente doméstico e apareceu na sessão desta quinta-feira (1), com um dos pés fraturado. Com gesso e bengala, o parlamentar deve passar alguns dias ‘de molho’.

Levou na esportiva

Ao lado do ‘Velho do Rio sul-mato-grossense’, Ademir Santana levou a atual condição física numa boa e até trocou de bengala com o famoso velhinho. O fato gerou clicks engraçados e muitas risadas antes da sessão desta quinta-feira.

Clima esquentou

O clima esquentou entre os vereadores Paulo Lands (Patriota) e Ayrton Araújo (PT). Durante a sessão desta quinta-feira (1), os parlamentares trocaram ‘farpas’ defendendo suas visões políticas.

Adoção

A coordenadora de apoio às articulações interinstitucionais da CIJ (Coordenadoria da Infância e da Juventude), do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Doêmia Ignez Ceni, usou a tribuna da Câmara para comentar sobre adoção. Os parlamentares André Luis (Rede) e Valdir Gomes (PSD) têm filhos adotivos e aproveitaram o momento para contar um pouco como é a vida de quem decide adotar uma criança.

Até deputado vai mudar o nome?

Em sessão plenária nesta quinta-feira (1), os deputados voltaram a debater sobre a mudança de nome do Estado para “Pantanal” após apresentação de projeto de lei de Júnior Mochi (MDB), que quer acrescentar o termo em brasão do Governo. Em conversa descontraída, o presidente da Casa, Gerson Claro (PP), disse que até o colega João César Mattogrosso vai aderir à mudança. “Vai mudar o nome para João Mattogrosso do Sul O Estado do Pantanal”, brincou.

Infraestrutura em pauta

Em Brasília, o governador Eduardo Riedel (PSDB) esteve em reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar de assuntos estratégicos para o Mato Grosso do Sul. “Elencamos prioridades para a nossa logística e desenvolvimento, como as intervenções na BR-262 e BR-267, e também a alça de acesso à ponte da Rota Bioceânica”, divulgou.

Combate ao feminicídio

No Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, nesta quinta-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de MS, Gerson Claro (PP), apresentou durante sessão uma solicitação ao governador Eduardo Riedel (PSDB), a implantação de uma Sala Lilás na delegacia de Polícia Civil de Itaporã. “Combater os crimes de violência contra a mulher é fundamental ter espaços físicos e acolhimento”, disse deputado.

Críticas à MP dos ministérios

Um dos deputados federais de Mato Grosso do Sul a votar contra a MP 1154/2023, que reestrutura os Ministérios, Rodolfo Nogueira (PL) criticou a aprovação do projeto na Casa e disparou contra o governo atual. “Na época do presidente Bolsonaro, ele baixou para 23 ministérios, para poder economizar. Agora o Lula aumentou para 37 e quem pagará essa conta seremos nós. […] Votei não a MP dos ministérios, cabide de emprego do Lula”, afirmou.

Aniversário

Com flores e balão personalizado, a senadora Soraya Thronicke comemorou os 50 anos junto dos seguidores. Em vídeo publicado nas redes sociais, a parlamentar de MS agradeceu aos internautas, que apelidaram Soraya de Soso.