Partiu?

Depois da diplomação dos eleitos de MS nas Eleições de 2022, a pergunta mais feita foi: Será que está aberto, ainda? O evento, que começou às 19h30 e acabou depois das 22h, deixou todos com fome.

Círculo fechado

Ainda que qualquer frequentador do Parque dos Poderes já soubesse – já na véspera – do segundo anúncio de secretários do governador eleito Eduardo Riedel (PSDB), o silêncio segue reinando. Alguns dos nomes – que já eram praticamente certos – evitaram a imprensa até a última terça-feira (20), quando o anúncio foi feito.

Fechando equipe

Apesar de especulações das mais variadas, Riedel vem surpreendendo. Enquanto interlocutores apostavam num parlamentar, o tucano apresentou o ex-diretor da Unimed Campo Grande, Maurício Simões Corrêa, como próximo secretário de Saúde. O nome dele já era citado na véspera do anúncio, mas apenas pessoas próximas a ambos sabiam do convite.

Fugiu

Tanto é que, na diplomação como deputado estadual, secretário anunciado do Governo de Eduardo Riedel fugiu de entrevistas. Na certa tentou evitar soltar alguma pista da futura nomeação e outros convidados para o primeiro escalão.

Reconhecendo terreno

Riedel falou mais que Simões na entrevista coletiva à imprensa, no gabinete de transição, no Parque Estadual do Prosa. “Ainda não recebi o relatório de transição, então ainda não posso estabelecer as primeiras necessidades [da secretaria]”, disse Simões quando questionado sobre as primeiras ações.

Tudo em casa

O governador eleito deve manter na equipe cinco dos 11 secretários, levando em conta os anúncios até agora. Além disso, trocou dois membros do gabinete de Reinaldo Azambuja (PSDB) de lugar.

Quem é essa gente aí?

Enquanto Riedel e os secretários falavam, uma capivara chamou a atenção dos jornalistas ao se aproximar das janelas da sala do receptivo do parque. Calmamente, ela analisou o cenário e depois voltou para a nascente do Córrego Prosa.

Vem aí

O governador eleito já adiantou que anunciará ainda esta semana nomes para Educação, Cultura, Assistência Social e EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas). Justamente os postos que os candidatos são poucos ou que sequer existem cotados.

Férias

A única certeza das férias de Reinaldo Azambuja é a família. O tucano se prepara para deixar a gestão do Estado nos próximos dias e está focado em curtir a esposa, filhos e netos.