Apenas uma

O número de mulheres ocupantes de cargos eletivos na Câmara dos Vereadores de Campo Grande sempre foi baixo. Nas últimas eleições, apenas uma foi eleita — a vereadora Camila Jara (PT), que também liderou, em 2021, o número de projetos de lei apresentados.

Apenas um

Na última terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, Jara foi homenageada pelos colegas durante a sessão. Recebeu flores, parabéns, palavras de acolhimento, abraços e posou para foto com os colegas. Apenas um vereador, no entanto, permaneceu sentado.

Agradeceu

Logo após as fotos, Camila Jara agradeceu a homenagem e destacou que os colegas entenderam o verdadeiro significado do Dia Internacional da Mulher quando defenderam mais ‘Camilas Jaras’ na Câmara. “Apesar de ser a única, não estou sozinha, porque tenho as mulheres de fora e porque vocês são grandes parceiros”, agradeceu, com a voz embargada.

Áudio Vazado

Logo após a declaração de Jara, o áudio do microfone captou a vereadora falar “Vocês são incríveis”. Na sequência, algum vereador comentou: “vamos Camilar?”.

‘Mais fraquinho’

Presidente da Câmara Municipal, vereador Carlão, brincou que o PSB, partido mais simples que o PSD, vai atrás do vereador Silvio Pitu para que ele entre em seu partido. A brincadeira foi feita logo após o líder do PSD na Câmara, vereador Otávio Trad, anunciar Professor Riverton em sua legenda, que, com a chegada, terá sete vereadores. Já o PSB tem, hoje, apenas um na Casa de Leis. Provavelmente a brincadeira do tamanho partidário foi feita.

Repúdio

Os vereadores aprovaram moção de repúdio contra o deputado Arthur do Val pelas declarações machistas e misóginas feitas em relação às mulheres ucranianas. Tiago Vargas foi um dos que apresentou, mas a Casa de Leis contabilizou mais uns três documentos da mesma natureza, incluindo da única mulher vereadora, Camila Jara. Por isso, a moção de repúdio aprovada foi em conjunto, por todos os 29 vereadores.

Inadmissível

Carlão disse que provavelmente a postura do deputado é repudiada pela humanidade, não só por alguns, tampouco apenas para todas as mulheres e, que, portanto, uma moção de repúdio tem de ser assinada em conjunto.

Convidadas

O senador Nelsinho Trad (PSD) convidou as embaixadoras do Canadá, Jennifer May, e da República Dominicana, Patrícia Villegas de Jorge, para acompanharem a sessão especial de Dia da Mulher no Senado. “São mulheres, em cargos de diplomacia em nosso país, que representam a minoria nessa função”.

Elogie

O deputado estadual Antônio Vaz aproveitou a data comemorativa para interagir com os eleitores e abriu uma caixinha de perguntar com a seguinte frase: “Elogie aqui uma mulher que você admira”.

Em recuperação

Tereza Name segue apresentando melhoras no quadro clínico e de acordo com filho, Jamilson Name (sem partido), a mãe em breve irá para o quarto.