Conservador

Sindicatos ligados à saúde têm adotado postura conservadora quando assunto é análise de operações que miram estancar desvios de recursos públicos de hospitais administrados pelo Governo do Estado.

SOS

Nesta semana, operação SOS Saúde, ação em conjunto entre Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União) e mirou Organização Social que, entre 2016 e 2019, administrou o Hospital Regional de Ponta Porã.

Desvios

Segundo a PF, os desvios ultrapassaram R$ 27,4 milhões. Mas para sindicatos consultados pela reportagem, não há muito o que ser comentado. 

De carreira

A postura adotada pelos sindicatos, em preferir discursos austeros apenas quando o assunto é atraso de salário, é criticada por quem fez carreira à frente de instituições combativas que representam o funcionalismo estadual. 

De perto

Basta o vereador Otávio Trad (PSD) se dirigir à área onde parlamentares discursam no plenário, para o vereador Maros Tabosa se posicionar na frente. Como ouvinte atento, o parlamentar não vai para outro lugar até o colega terminar a frase.

Líder e oposição 

Otávio Trad é líder da bancada do PSD na Câmara Municipal e um dos que sempre defende a Prefeitura de Campo Grande, quando o assunto vem com críticas. Marcos Tabosa se coloca como oposição e sempre quer saber o que o líder vai falar.

Assinaturas

Até então, o autor do pedido de CPI para investigar o Consórcio Guaicurus tem 13 assinaturas – eram 14, mas o vereador Edu Miranda (Patriota) retirou seu aval. No fim da sessão, o proponente disse com segurança que o colegiado deve ser aberto e acredita que ninguém mais retira a assinatura.