Pular para o conteúdo
Bastidores

[BASTIDORES] – Time unido

Judiciário coeso O discurso do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli, durante comemoração do décimo aniversário do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, foi direcionado àqueles que insistem em desqualificar o Judiciário e a Justiça Eleitoral. Era da pós-verdade Toffoli foi o último a discursar. Até então, evitou a imprensa e se comportou … Continued
Arquivo -

Judiciário coeso

O discurso do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli, durante comemoração do décimo aniversário do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, foi direcionado àqueles que insistem em desqualificar o Judiciário e a Justiça Eleitoral.

Era da pós-verdade

Toffoli foi o último a discursar. Até então, evitou a imprensa e se comportou protocolarmente. Recebeu, inclusive, uma comenda honorífica. Mas quando abriu a boca, deixou claro que não veio a apenas para receber medalha. “O trabalho das ouvidorias eleitorais mostra-se ainda mais relevante nessa era da pós-verdade. A cidadania é exigente e conectada. É também alvo constante de campanhas de desinformação, de intolerância e de ódio”.

Engenheiros do caos

Citou, inclusive, o italiano Giuliano de Empoli, autor do best-seller “Os engenheiros do caos”. “A cidadania é vulnerável a manipulações orientadas por algoritmos e por discursos políticos que alimentam o sectarismo, o tribalismo, a animosidade e o medo em relação ao diferente”.

Big lies

Toffoli também fez referência à invasão do Congresso dos Estados Unidos, em janeiro deste ano. “E não nos esqueçamos que a invasão do Capitólio foi provocada pelo que a mídia da América do Norte chamou de ‘big lies’, a grande mentira, sobre a lisura do processo eleitoral naquele país. Mentira que lá ainda continua a ser disseminada pelos derrotados e seus aliados”.

Dulce de leche

Inspirado, o ex-presidente do STF ainda encontrou termos para citar os ‘hermanos’. “Falar em diálogo e consenso nos dias atuais é tentar nadar contra a corrente. Ou numa imagem que os argentinos usam para definir algo muito difícil: ‘remar em dulce de leche’. Estamos remando no Brasil, há alguns anos, em doce de leite. Gastamos mais energia para galgar distâncias que antes cumpríamos com maior facilidade”.

Auditável, sim!

E, inevitavelmente, como também presidiu o TSE, defendeu o sistema eleitoral brasileiro, dizendo que, só mesmo na ‘era chamada de pós-verdade’ pode prosperar uma campanha de desinformação contra o voto eletrônico. Ele é, sim, auditável e reconhecido internacionalmente como uma referência, disse.

Plateia de peso

Contundentes, as declarações ocorreram no auditório do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do MS), diante do presidente do TRE-MS, Paschoal Carmello Leandro; do presidente do (Tribunal de Justiça do MS), Carlos Eduardo Contar; e do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Reynaldo Soares da Fonseca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Últimas Notícias

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.