Governo prepara auditoria em concessões de benefícios

Dois pesos 

Produtores rurais do Estado não gostaram das notícias que vazaram sobre suposto favorecimento na Sefaz-MS. Ao isentar determinados exportadores, a cadeia produtiva pode ficar no prejuízo. 

Duas medidas 

Sem prazo, o governo elabora a auditoria nos contratos de concessão de benefícios à JBS. A gestão tucana não revelou se contratou alguma empresa para auxiliar nos trabalhos, ou se usará apenas servidores da gestão, também alvo de denúncias, no trabalho.

Faltou

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), não conseguiu cumprir agenda e faltou à assinatura do termo de cooperação com agricultores familiares inseridos no programa Rota do Sabor. Na hora de se pronunciar, o titular da Sedesc, Luiz Fernando Buainain, disse que não sabia o motivo da ausência do chefe do Executivo, mas acabou também o representando no evento.

Justificativa

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande, Marquinhos tinha outro compromisso e acabou não conseguindo conciliar os horários. A apresentação do Rota do Sabor ocorreu no bairro Chácara das Mansões, que fica fora da região urbana da cidade

​Em busca de espaço

Zé Teixeira (DEM) foi sucinto ao falar sobre nova fase de aposentadoria incentivada na Assembleia Legislativa: “Vamos chamar concursados e tem que ter espaço”. Prazo para aderir ao programa vai até 9 de junho.

Reservado

​‘Conversa’ tranquila teria ocorrido em local bastante reservado, apesar de não haver nenhuma prerrogativa a respeito, com deslocamento apenas dos verdadeiros interessados no assunto para esclarecimentos. 

Não conheço

Além de não falar com jornalista, empresário que supostamente teria pago propina ao Governo do Estado para conseguir benefício fiscal também se recusa a passar o contato do advogado pago para defendê-lo. “Não te conheço”, disse ele para o repórter. Então tá. 

 

Passagem

 

Há até mesmo passagem secreta, guardada apenas por uma chave com cópia única, para quem, não quer ser visto e, a bem dos esclarecimentos, permite passagem dos ouvidos em prédio público. De um lado, chega-se a outro despistando a todos.

Investigados

Fórum de Governadores do Brasil Central, em Tocantins, conseguiu reunir quatro governadores delatados pelos donos da JBS. Marcelo Miranda (Tocantins), Marconi Perillo (Goiás), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) e Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal). Todos negam ter recebido propina, somente doações legais de seus partidos.

Desconheço

Em meio a turbilhão de notícias sobre as gravações feitas por empresários que denunciam esquema no Governo do Estado, tem asessor de secretário que prefere viver alheio a tudo isso. Quando questionado sobre posicionamento do chefe, o servidor que recebe salário pago com dinheiro público diz que apenas desconhece o escândalo.