O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez críticas em suas redes sociais contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (04). O governador postou um vídeo e nota no X onde afirma ser absurda a medida adotada contra Bolsonaro.
Ainda conforme Tarcísio de Freitas, não houve tentativa de golpe e não há provas contra o ex-presidente. Segundo o governador, passou da hora de instituições tomarem iniciativa para desescalar a crise. Nesta segunda, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), estabeleceu a prisão domiciliar como nova medida cautelar contra Bolsonaro, por tempo indeterminado.
Na decisão, Moraes destaca que Flávio Bolsonaro e outros dois filhos do ex-presidente, Carlos e Eduardo, publicaram em suas redes sociais postagens de agradecimento de Bolsonaro aos apoiadores que compareceram aos atos realizados neste domingo (3). Dessa forma, segundo Moraes, houve descumprimento das restrições determinadas anteriormente.
Leia nota de Tarcísio de Freitas:
A prisão de Jair Bolsonaro é um absurdo. A verdade é que Bolsonaro foi julgado e condenado muito antes de tudo isso começar. Uma tentativa de golpe que não aconteceu, um crime que não existiu e acusações que ninguém consegue provar.
Vale a pena acabar com a democracia sob o pretexto de salvá-la? Será que não está claro que estamos avançando em cima de garantias individuais? Já passou da hora das instituições tomarem iniciativas para desescalar a crise, acabarem com uma disputa que resulta em soma zero, que mostra incapacidade de resolver e mediar conflitos, que não gera outro efeito senão a perda de confiança.
Hoje, cada um dos brasileiros de bem que acredita na liberdade, na democracia e na justiça, está sendo punido também. Mas saibam, não vão calar o movimento. Força, presidente. Estamos com você. (Veja o vídeo abaixo)