Pular para o conteúdo
Política

VÍDEO: Confira como deve ficar a nova Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Detalhes do projeto mostram plenário com entrada externa e corredor com galeria
Dândara Genelhú -
assembleia projeto
Novo plenário da Alems. (Reprodução, Delmondes Arquitetura e Interiores)

A nova (Assembleia Legislativa de ) terá plenário com acesso externo, corredor com galeria e estacionamento no subsolo. Assim, a obra que dará forma ao arquitetônico poderá durar mais de dois anos.

O prazo foi informado ao Midiamax pelo presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP). Além disso, o parlamentar adiantou à reportagem que o projeto do novo Plenário Júlio Maia será lançado oficialmente nos próximos dias.

Então, disse que estão com “a parte arquitetônica de um novo plenário pronto, um plenário , que deverá ter cerca de 700 lugares. Penso que nós vamos estar lançando isso nos próximos dias”, afirmou.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Projeto

O Jornal Midiamax teve acesso ao projeto arquitetônico da nova Casa de Leis de MS. O arquiteto responsável pelo projeto, Paulo Delmondes, explicou a reportagem que “a equipe realizou visitas a outras assembleias no país, buscou referências em tecnologias de ponta e, sobretudo, manteve um diálogo constante com os profissionais de diferentes setores para alinhar demandas reais à proposta arquitetônica”.

Então, o profissional pontuou que as mudanças devem atender as necessidades de pelo menos mais 10 legislaturas. “Também foram incorporados ambientes e espaços de apoio indispensáveis ao funcionamento eficiente do Legislativo, projetados para atender às necessidades da Casa pelos próximos 50 anos”, disse.

Sobre a sustentabilidade, Delmondes disse que “um dos pilares do projeto foi o respeito aos limites estabelecidos para uso do solo. Essa diretriz orientou a implantação da obra, que preserva e valoriza a vegetação nativa ao redor, com a criação de estacionamentos em subsolo”.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

E o plenário atual?

O projeto incorpora o plenário atual da Assembleia de MS. É o que detalhou o arquiteto responsável pelo projeto: “A reutilização do espaço do plenário atual, aliada à implantação estratégica da nova edificação. Interligado ao prédio existente, o novo volume possui autonomia funcional, o que amplia as possibilidades de uso, facilita acessos e permite maior flexibilidade para eventos e atividades institucionais”.

Então, no vídeo do projeto, é possível visualizar o prédio com vista aérea e adentrar os ambientes planejados.

Desta forma a obra dará nova dinâmica para o plenário. “Deverá ter acesso externo, para eventos, acesso para necessidades especiais, um lugar preparado para atender jornalista, nós não temos hoje uma sala vip para atender uma visita, uma autoridade”, lembrou Gerson.

Confira o vídeo do projeto:

Projeto do refeitório prestes a inaugurar na Alems. (Reprodução, Alems)

Refeitório

Além disso, a Assembleia de MS passa por outras reformas e mudanças físicas. Uma delas é o refeitório dos servidores e convidados da Casa de Leis.

A inauguração do espaço acontecerá no próximo mês, adiantou o presidente Gerson. “Vamos inaugurar agora um refeitório, que é solicitado pelos servidores, que tem um debate muito firme do deputado Zeca pedindo isso desde o começo do mandado atual. Nós terminamos com a mobília lá, para inaugurar agora no começo do mês”, garantiu.

Então, o local será para socialização e alimentação. “Não vai fazer a refeição lá, mas vai trazer a refeição de casa, vai pedir, vai poder ter todos os equipamentos para bem atender os servidores e quem chegar lá de visita”, esclareceu.

Projeto do estacionamento da Alems. (Reprodução, Alems)

Estacionamento

Ademais, a Alems contará com novo estacionamento para servidores e o público. “Em junho/julho vamos entregar a primeira fase do estacionamento, que era simples e passa a ser um estacionamento com mais dois andares, com subsolo”, detalhou Gerson.

LEIA – Campo Grande tem vestígio de bioma raro e desmatamento no Parque dos Poderes depende de aval do Ibama

O deputado ressaltou que a Casa realizou a obra “sem derrubar nenhuma árvore, sem desmatar o Parque dos Poderes”. Portanto, o presidente da Alems disse que “é possível criar estruturas dentro do Parque, mantendo o Parque, nosso patrimônio, do jeito que é hoje”.

Confira a entrevista com o presidente da Alems:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados