O presidente da Comissão de Relações Internacionais do Senado, Nelsinho Trad (PSD), divulgou um vídeo comentando sobre a agenda desta terça-feira (29). O parlamentar está conversando e entregando cartas às autoridades norte-americanas. Nelsinho está à frente da comitiva de senadores que busca barrar o tarifaço anunciado por Donald Trump em cima dos produtos brasileiros.
Com documentos em mãos, Nelsinho chama a tarifa de 50% de ‘perde-perde’. “Temos um panorama dos estados que têm mais negócios com o Brasil. São as implicações do perde-perde que essa medida leva. Vamos entregar também um convite para que os parlamentares consigam ir para o Brasil e, assim, conhecerem a realidade que estamos mostrando. Cada parlamentar vai receber a implicação no estado que representa caso a medida seja realmente adotada”, explicou.
Hoje, o grupo tem reuniões fechadas com parlamentares norte-americanos ao longo do dia, em tentativa de retomar o diálogo político entre os dois países e reforçar a posição institucional do Brasil diante da medida anunciada por Donald Trump.
A comitiva liderada por Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, tem apostado no peso simbólico e diplomático da visita para mobilizar apoio no Congresso estadunidense e no setor privado.
A tarifa, que atinge diretamente exportações brasileiras de produtos como aço, alumínio, alimentos e manufaturados, pode gerar prejuízos de até R$ 175 bilhões em dez anos, segundo estimativas da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais).
A tarifa de 50% acima dos produtos brasileiros foi anunciada por Donald Trump no dia 9 de julho. Caso não tenha uma negociação, a medida passa a valer a partir de sexta-feira (1º).
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***