Pular para o conteúdo
Política

Veto a projeto que permite anúncio em caçambas de lixo volta para discussão na Câmara

Prefeitura vetou projeto justificando que propaganda nas caçambas pode distrair motoristas
Fábio Oruê -
camara projeto veto
Sessão da Câmara de Campo Grande. (Fábio Oruê, Jornal Midiamax)

O veto da prefeitura ao PLP (Projeto de Lei Complementar) 931/24 que permite a publicidade em caçambas de lixo em volta a ser discutido na Câmara Municipal na sessão desta terça-feira (10). Outros 4 projetos também devem ser analisados pelos vereadores.

O projeto em questão, altera e acrescenta dispositivos na Lei Complementar n° 152, de 30 de dezembro de 2009, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de coletores tipo caçambas metálicas basculantes (tipo brookes), para o acondicionamento de entulho comercial, industrial e domiciliar, proveniente de resíduos sólidos”.

Assim, a alteração, do vereador Carlão (PSB), permitia a publicidade nas caçambas coletoras de entulho, sem concorrer com espaço destinado a expor as informações obrigatórias. Entretanto, parecer da Procuradoria do Município trouxe o veto ao PLP.

Para o Executivo, a publicidade nas caçambas de lixo tem potencial de distração em área de circulação de veículos e pedestres. Outro fator diz sobre a percepção visual do espaço público, com agravamento da poluição visual urbana.

Canoagem da Lagoa Itatiaia

Em única discussão, os vereadores também votam o projeto ‘Remar é Preciso’, que destina área da Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes, para a prática da canoagem.

O projeto do vereador Otávio Trad () busca incentivar a prática esportiva de canoagem e outras atividades físico-esportivas, turismo, cultura e recreação em contato com a natureza urbana na Lagoa Itatiaia.

Pelo projeto, a lagoa terá uma área para apoio à prática da modalidade de canoagem, com a construção de um deck fixo ou semiflutuante. Além disso, emenda ao projeto prevê que as atividades fiquem sob responsabilidade da direção e coordenação da Federação de Canoagem de .

Também de Trad, projeto que institui a Medalha Legislativa ‘Lilian Sholes’ na Câmara Municipal entra em discussão. As secretárias de Campo Grande (duas por cada vereador) devem receber a medalha.

Em segunda discussão e votação

Vereadores de Campo Grande discutem novamente a criação da Casa do Autista da Capital. De autoria do vereador Junior Coringa (MDB) dispõe sobre a implantação da Casa do Autista para o tratamento de pessoas diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas seguintes modalidades:

  • neuropediatria;
  • terapia ocupacional;
  • fonoaudiologia;
  • fisioterapia;
  • psicologia;
  • nutricionista;
  • psicopedagogia;
  • serviço social.

“A instituição também oferecerá apoio às famílias, auxiliando no manejo do transtorno e
proporcionando grupos de apoio”, justifica. Assim, o projeto deve incluir o acolhimento e atenção tanto de pessoas com o espectro quanto dos familiares.

Além disso, outro projeto que entra para discussão denomina “Praça Antônio Morais dos Santos” um espaço no bairro Vilas Boas, em Campo Grande.

De autoria dos vereadores André Salineiro (PL), Carlão (PSB) e do presidente da Casa, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), o PL homenageia Antônio dos Santos, um pecuarista que fez doações milionárias para instituições beneficentes.

A praça fica na Rua Nicomedes Vieira de Rezende, na esquina com a Rua Miguel Sutil. Além disso, o empresário morreu aos 92 anos em 2013.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Harrison Ford descarta aposentadoria: “Também precisam de idosos para papéis de idosos”

Últimas Notícias

Polícia

Esposa encontra rapaz morto dentro de banheiro de residência em Campo Grande 

Fato foi registrado como morte por causa indeterminada

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas