Pular para o conteúdo
Política

Vereadores de Dourados aprovam Dia do Conservadorismo, em homenagem a Olavo de Carvalho

Data será celebrada anualmente em 24 de janeiro, em homenagem ao filósofo Olavo de Carvalho, caso seja sancionada pelo prefeito
Marcos Morandi -
Proposta foi apresentada por vereador do PL (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de aprovou, nesta segunda-feira (10), o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Conservadorismo. A data será celebrada anualmente em 24 de janeiro, em homenagem ao filósofo Olavo de Carvalho.

O projeto de autoria do vereador Sargento Prates (PL) agora depende ser sancionado pelo Marçal Filho () e poderá fazer Calendário Oficial de Datas Comemorativas do Município de Dourados.

Com a aprovação, o Dia Municipal do Conservadorismo passa a integrar o Calendário Oficial de Datas Comemorativas do Município de Dourados.

A iniciativa tem como objetivo promover reflexões sobre “os princípios do conservadorismo, incluindo a valorização da tradição, da família, da soberania nacional, do respeito à fé e da liberdade individual”.

O texto do projeto prevê que o Poder Público poderá incentivar e promover, em parceria com instituições acadêmicas, associações culturais e entidades da sociedade civil, palestras, seminários, debates, eventos culturais e atividades educacionais voltadas à reflexão sobre o conservadorismo.

Já as escolas da rede municipal, conforme a lei aprovada pelos vereadores, também poderão abordar temas relacionados ao conservadorismo dentro de sua autonomia pedagógica, explorando suas influências na história brasileira e sua contribuição para a formação dos valores nacionais.

Homenagem a Olavo de Carvalho

Ao justificar a proposta, o vereador Sargento Prates ressaltou a importância da data para fortalecer a identidade cultural e estimular debates sobre os valores conservadores na sociedade douradense.

Segundo ele, o conservadorismo é um movimento filosófico e político essencial para o equilíbrio do debate democrático e para a construção de políticas públicas baseadas na ordem, responsabilidade e soberania.

“A escolha do dia 24 de janeiro como marco para essa data é uma homenagem ao legado de Olavo de Carvalho, um dos mais influentes pensadores conservadores do Brasil. Ele incentivou gerações a refletirem sobre princípios fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade baseada na ética, na justiça e no respeito às liberdades individuais”, afirmou o parlamentar.

‘Guru da extrema direita’

Entretanto, no entendimento do vereador Franklin Schmalz (PT), a nova legislação é desnecessária e nada contribui para o desenvolvimento da cidade.

“Votei contra porque não sou conservador. Sou progressista e não defendo esses princípios. Eu até respeito quem é conservador. Mas o problema desse Projeto de Lei é que ele faz uma homenagem ao Olavo de Carvalho”.

Para o parlamentar petista, Olavo é um “guru da extrema direita, antivacina e negacionista da ciência”. Ainda segundo Franklin, ele “desacreditou da Covid, das vacinas e no final, ao que tudo indica foi uma vítima da própria Covid”, pontua o vereador, ressaltando que a população merece que sejam apresentados outros projetos mais relevantes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano