Pular para o conteúdo
Política

Vereadores aprovam homenagem à jornalista Vanessa Ricarte e outros 13 projetos na 1ª semana

Primeira sessão na Câmara de Vereadores de Campo Grande teve homenagens a pastores, mudanças em junta da Agereg e oferta de leitos separados para mães de natimorto ou com óbito fetal
Thalya Godoy -
Compartilhar
câmara do vereadores
Câmara Municipal de Campo Grande (Divulgação, CMCG).

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram 14 projetos na primeira semana da 12ª legislatura. Entre eles, está a denominação de Vanessa Ricarte para a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Campo Grande. A jornalista foi vítima de feminicídio em 12 de fevereiro. O Projeto de Lei 11.647/25, de autoria do presidente da Mesa Diretora, Papy (PSDB), foi aprovado em regime de urgência, em única discussão, na sessão de quinta-feira (20).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Os parlamentares também aprovaram, em única discussão, o PL 11.486/24, de autoria do Executivo Municipal, que altera o dispositivo da Lei n. 6039, de 5 de julho de 2018, que dispõe sobre a criação da Jajur/Agereg (Junta de Análise e Julgamento de Recurso de Transporte da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos). 

Agora, a Junta será composta por sete membros e sete suplentes, incluindo a Agereg, Procuradoria Geral do Município, sociedade civil organizada, trabalhadores do transporte coletivo, OAB e que não atuem na fiscalização.

Na mesma sessão foram aprovados dois projetos em segunda discussão e votação, que também entraram na pauta na sessão de terça-feira (18). Um deles é o Projeto de Lei nº 11.384/24, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha (PSDB), que visa garantir a oferta de leitos separados para mães de natimorto e mães com óbito fetal nas unidades de saúde.

Já a outra proposição trata do PL nº 11.023/23, que propõe alterações na Lei nº 6.035, de 2018, que trata da criação do Programa Arte com Pneus, voltado para o reaproveitamento de pneus inservíveis para a construção de parques sustentáveis. A autoria é do vereador Professor Juari (PSDB). 

Primeira sessão

Na primeira sessão ordinária do ano, na terça-feira, os vereadores analisaram 12 projetos. Em primeira discussão, foram aprovados os PLs nº 11.384/24 e 11.023/23.

Em regime de urgência e única discussão, foram aprovados 7 Projetos de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Herculano Borges (Republicanos), concedendo títulos de visitante ilustre da cidade de Campo Grande para a pastora Sônia Maria Martins Rodrigues, o Apóstolo Nelson Braido, o Apóstolo Milton Ebenezer de Moura Souza, o Apóstolo João Maria Rodrigues, Apóstola Olivia Nair de Souza Braido, a pastora Niara Brandão Souza e o empreendedor e palestrante Oseias Gomes de Moraes.

Os vereadores também aprovaram em única discussão o Projeto de Lei 11.561/25, do vereador Neto Santos (Republicanos), criando o Dia Municipal da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD. A data será comemorada anualmente em 9 de julho.

Em única discussão e votação, foram aprovadas duas proposições do vereador Papy sobre concessão de honrarias. O Projeto de Resolução nº 547/24 quer mudar dispositivos da Resolução nº 682, de 1977, e criar novas diretrizes para a Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes, uma honraria destinada a reconhecer a contribuição de cidadãos de destaque para a cidade.

Já o Projeto de Resolução nº 548/24, propõe mudanças na Resolução nº 1.146, de 2012, com o objetivo de regulamentar a concessão de títulos e medalhas de mérito legislativo no município.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados