Pular para o conteúdo
Política

Vereador critica banheiro unissex na UFMS e cita caso de aluna filmada em 2022

Rafael Tavares afirma que medida é um ataque à segurança de mulheres acadêmicas e servidoras
Marcus Moura -
Parlamentar pediu explicações a Reitoria da UFMS. (Fotos: Reprodução/Câmara e Midiamax)

O vereador Rafael Tavares (PL) criticou nesta quinta-feira (13), durante sessão da Câmara Municipal de , a iniciativa experimental do uso de banheiros sem identificação de gênero na (Universidade Federal de ). Ele mencionou um caso de uma aluna que foi filmada em 2022 para embasar suas críticas.

Os “banheiros unissex” são uma prática temporária e podem ser utilizados até hoje no prédio Multiuso 1 durante o BioDiverCi (Simpósio Internacional de Ciência Inclusiva em Biodiversidade). Para o parlamentar, a medida coloca em risco a segurança das mulheres acadêmicas e docentes.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“A gente percebe que a Federal tem muitos problemas, enquanto fica preocupada com militância progressista, né? A gente entende que isso aí é um ataque às mulheres, colocando-as em perigo, na mesma semana em que tivemos um professor da universidade condenado por de uma jovem”, disse.

O parlamentar afirmou que irá protocolar um pedido de esclarecimentos na Reitoria da instituição.

Caso da jovem filmada em banheiro neutro

O vereador se referiu a um caso registrado na página Segredos UFMS, em 16 de agosto de 2022, quando uma acadêmica, de forma anônima, revelou que, enquanto utilizava um banheiro neutro — uma iniciativa da época — percebeu um homem filmando-a com o celular.

“Entrei, fechei a porta e, ao olhar para baixo, me deparei com uma mão masculina segurando um celular com a câmera em modo selfie, me vigiando”, contou. A vítima relatou que viu as partes íntimas refletidas na tela do celular. “Na hora, bati na parede e questionei por que ele estava me filmando.”

O homem teria retirado a mão e a vítima então abriu a porta e começou a bater na porta do banheiro ocupado pelo suspeito. “Saiu engomado, pai de família, casado, dizendo ‘não estava te filmando não’”. A vítima ainda pediu o celular do suspeito, que, segundo ela, “quis crescer para cima de mim”. Um colega da acadêmica passava por ali no momento e foi chamado por ela.

O homem acabou entregando o celular, mas não foi encontrado nenhum vídeo da vítima no aparelho. O caso foi levado à polícia e à reitoria da instituição. Na ocasião, o Midiamax solicitou um posicionamento da universidade, mas até hoje não obteve resposta.

Novamente, a redação solicitou um posicionamento da universidade. Em nota, a UFMS esclareceu que não há previsão de instalação de banheiros unissex na Universidade.

“O projeto experimental foi feito em um único bloco, na tarde de 11 de março e na manhã de 12 de março, dentro do “1º Simpósio Internacional de Ciência Inclusiva em Biodiversidade”.

A UFMS atua de modo assertivo em casos de assédio, com três demissões de servidores, desligamento de dois estudantes e três terceirizados e aplicação de três suspensões, além da celebração de termos de ajustamento de conduta. A respeito do caso relacionado à sentença judicial, veja a nota aqui: https://www.ufms.br/reitoria-afasta-professor-para-apuracao/“, finaliza a nota.

Caso de estupro contra aluna

A UFMS afastou um professor de Biologia condenado por estuprar uma aluna da instituição, crime cometido há nove anos. O processo administrativo, que havia sido arquivado na época, foi reinstaurado.

Em nota, a UFMS informou que a reitora Camila Ítavo, com base em sentença proferida pela Justiça Estadual, determinou o afastamento preventivo do professor lotado no Instituto de Biociências e constituiu uma Comissão de PAD (Processo Administrativo Disciplinar) para apurar a responsabilidade do servidor, sob supervisão da Corregedoria da Universidade.

Ainda conforme a UFMS, a decisão se baseia no parecer da Procuradoria Federal da UFMS e revisa o ato administrativo de agosto de 2016, que havia decidido pela não apuração dos fatos pela UFMS na época.

Alunos da instituição estão organizando uma manifestação, com o tema “Não se cale! Sem mais casos de assédio”, às 14h da próxima sexta-feira (14).

Muitos relatos, pouca investigação

Após a condenação do professor, outras mulheres se sentiram encorajadas a relatar casos de assédio sofridos durante a vida acadêmica na universidade. Uma ex-acadêmica, que terá seu nome preservado, relatou em conversa com o Jornal Midiamax os anos de sofrimento devido ao assédio sexual de seu professor. Na época, a jovem tinha 20 anos e era bolsista em um projeto de extensão vinculado à universidade.

“Ele abusava de sua posição de autoridade para criar situações de constrangimento e intimidade inadequada com as alunas. Vivi muitas dessas situações ao longo desse período”, disse a ex-acadêmica. Em uma das ocasiões, o autor chegou a comentar sobre os seios da mulher.

*Matéria atualizada às 18h09 do dia 13 de março de 2025 para acrescentar a resposta da UFMS.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem de 20 anos é decapitado e tem órgãos retirados do corpo em aldeia de Paranhos

Irredutível: Trump avisa que tarifaço é realidade e passa a valer 1º de agosto

capotado

Motorista tenta desviar de buraco e capota carro na MS-338 entre Santa Rita do Pardo e Bataguassu

Titanic

E se Jack e Rose tivessem um ‘final feliz’? Vídeo de inteligência artificial cria desfecho de Titanic

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Ventania de 24 km/h derruba árvore e alastra incêndio em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Ceará surpreende e acaba com série invicta do Cruzeiro dentro do Mineirão

Cruzeiro corre riscos de perder a liderança ao término da rodada

MidiaMAIS

Em dia simbólico para mulheres negras, Nala foi coroada Miss Trans Plus Size em concurso 

Concurso de beleza aconteceu em Campo Grande, na última sexta-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Esportes

Brasil sai na frente, mas leva virada da Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei

Seleção brasileira buscava um título inédito

Polícia

Carro fica completamente destruído após motorista bater em carreta na MS-141

Condutor foi desviar de um buraco na pista e acabou batendo em uma carreta bitrem