“Vejo com bons olhos”, disse a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), ao se referir à audiência pública para debater sobre a possível reativação da Malha Oeste.
Segundo a prefeita, a Capital passa por uma transformação na área de desenvolvimento econômico. “Uma audiência se discute todas as possibilidades e eu acredito que se for retomada, se essa possibilidade for real, é muito positivo para a Capital”, afirmou.
Adriane lembrou ainda que Campo Grande tem um porto seco construído há mais de 23 anos. “Mas não foi ativado por ter apenas um modal, nós estamos estudando com nossa equipe técnica de planejamento para viabilizar a logística da nossa Capital, tornando Campo Grande um hub logístico na região central do país”, disse a prefeita.
Malha Oeste
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, além de outras autoridades, devem participar de uma audiência pública para debater a reativação da Malha Oeste. O encontro está agendado para acontecer na manhã do dia 15 de agosto, no plenário da Câmara de Campo Grande.
A iniciativa é do presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, Papy (PSDB), e da vereadora Luiza Ribeiro (PT), em atendimento à solicitação do STEFBU (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul), do deputado estadual Zeca do PT e do deputado federal Vander Loubet (PT).
O encontro tem como objetivo promover um debate amplo, transparente e propositivo com a sociedade civil, empresários, trabalhadores e gestores públicos sobre a importância estratégica da retomada da ferrovia para Campo Grande, Mato Grosso do Sul e todo o eixo logístico Centro-Oeste/Sudeste. A audiência contará com a presença de parlamentares e autoridades dos níveis municipal, estadual e federal.
A reativação da Malha Oeste é vista como um passo decisivo para reposicionar Campo Grande como um centro logístico nacional, com impacto direto no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e na integração com a Rota Bioceânica, especialmente por possuir bitola compatível com a da Bolívia, o que pode facilitar a conexão ferroviária com países vizinhos e abrir caminho para um novo corredor internacional até os portos do Pacífico.
Participantes
Além dos vereadores e do ministro José Dirceu, segundo a assessoria de imprensa da Câmara da Capital, também já confirmaram presença importantes nomes que atuam na articulação logística nacional, como: João Carlos Parkinson de Castro, ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores e coordenador nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviário Bioceânicos; Vander Loubet, deputado federal por Mato Grosso do Sul; Jilmar Tatto, deputado federal por São Paulo; Zeca do PT, deputado estadual em Mato Grosso do Sul; Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead); Lúcia Maria Mendonça Santos, coordenadora nacional do Setorial de Logística, Transporte e Mobilidade Urbana do Partido dos Trabalhadores; José Augusto Valente, ex-secretário de Política Nacional de Transportes; e Paulo João Estausia, presidente da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística).
O convite é reforçado à população, entidades de classe, universidades, sindicatos e gestores para participarem do debate e contribuírem com propostas para viabilizar esse projeto de grande impacto para o desenvolvimento regional e nacional.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***