Pular para o conteúdo
Política

Um mês após troca de prefeito, Guia Lopes cria grupos para analisar dados da transição

Comissões visam a analisar dados contábeis e do patrimônio municipal e vão validar dados apresentados durante a transição administrativa no município
Humberto Marques -
Obras em Guia Lopes da Laguna; prefeitura criou grupos para analisar dados da transição. (PMGLL, Divulgação)
Obras em Guia Lopes da Laguna; prefeitura criou grupos para analisar dados da transição. (PMGLL, Divulgação)

A Prefeitura de Guia Lopes da Laguna – a 231 km de – criou comissões técnicas para análise de dados e documentos apresentados pela equipe de transição de governo. A medida data de 5 de fevereiro, pouco mais de um mês após a nova administração assumir o Paço Municipal. Jair Scarpini () foi o anterior.

O decreto 3/2025, do prefeito Max Antonio Souza Morais (o Dr. Max, do PL), consta na edição de quinta-feira (6) do Diário Oficial da Assomasul e tem como base três premissas. A primeira é a necessidade de “assegurar a e a regularidade no processo de transição de governo”.

Além disso, frisa a “importância de verificar e validar as informações prestadas pela Equipe de Transição de Governo do Gestor Anterior, visando a continuidade administrativa” e a necessidade de atender a diretrizes impostas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de ). Estas visam a regulamentar procedimentos de encerramento e transição de mandato.

Assim, duas comissões técnicas passam a funcionar na prefeitura. A de Conferência Contábil, “destinada à análise dos dados financeiros e orçamentários”, e de Conferência dos Bens Móveis e Imóveis, “destinada à análise específica do patrimônio municipal, por meio de inspeções físicas e analise documental”.

Comissões vão analisar dados relativos à transição

A primeira tem a coordenação do secretário municipal de Planejamento e Finanças, Djimi Robert Berwanger. Ela terá as atribuições de verificar disponibilidades financeiras, conferir o inventário de bens e direitos no aspecto contábil, levantar compromissos financeiros futuros e validar informações da equipe de transição. Além disso, apresentará relatório detalhando verificações e propondo medidas em 60 dias.

Já a comissão de conferência de Bens Móveis e Imóveis terá a coordenação do assessor de Planejamento Anélio Pereira Soares Neto. O grupo levantará e analisará o patrimônio municipal, verificando situações física, documental e contratual.

Em caso de ausências ou irregularidades, a administração municipal abrirá procedimentos administrativos internos para apurar responsabilidades. Também poderá registrar boletim de ocorrência e adotar medidas para regularizar a situação. Além disso, TCE e Ministério Público serão formalmente comunicados. Por fim, as atribuições incluem a adoção de ações preventivas.

O decreto ainda estabelece que os relatórios das comissões serão complementares. Com isso, garantirão “a análise integrada das informações financeiras, patrimoniais e administrativas do município, e deverão ser devidamente assinados por todos os membros das respectivas comissões”.

“Na condição de Prefeito eleito, determino que seja garantido à equipe técnica da gestão anterior, bem como aos gestores, pleno acesso às informações, sistemas e documentos administrativos indispensáveis para a elaboração do balancete do mês de dezembro e da prestação de contas anual referente ao exercício de 2024, assegurando a continuidade administrativa e a regularidade dos procedimentos contábeis e financeiros do município, em conformidade com a Resolução TCE-MS nº 219/2024”, pontua o decreto.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Garupa morre após motociclista atropelar capivara na MS-450

VÍDEO: Ladrão é pego no flagra tentando furtar mercado e leva susto de proprietário

Morre Paulo Yonamine, ex-vereador de Campo Grande, aos 88 anos

Guerra comercial de Trump ameaça propano, uma das principais exportações de energia dos EUA

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

Missa Páscoa 2022

Confira a programação: Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição do Senhor

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

Multas de trânsito, ave símbolo e carreira no MPMS: confira PLs aprovados na Alems na Semana Santa

Últimas Notícias

Cotidiano

No domingo de Páscoa, fiéis se reúnem em feira para celebração com bispo Dom Vitório

Cerca de 100 pessoas compareceram ao local para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo

Cotidiano

Aberto pela chuva, buraco na avenida Nelly Martins é fechado após 24 horas

Rompimento no poço de visitação gerou cratera

Famosos

Irmã de Chico Buarque, cantora Cristina morre aos 74 anos

A causa da morte de Cristina não foi divulgada

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para concurso da Conab com vagas para MS

Para Mato Grosso do Sul, há vagas para profissionais da Administração, Ciências Contábeis e Engenheira Agronômica