Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS recebe recurso contra chapa de Adriane

Justiça eleitoral já proferiu sentença a favor de Adriane em 1º grau e rejeitaram embargos, mas partidos recorreram novamente
Gabriel Maymone, Liana Feitosa -
Prefeita Adriane Lopes
Prefeita Adriane Lopes e a vice Camila Nascimento (Helder Carvalho, Midiamax)

O (Tribunal Regional Eleitoral de ) recebeu recurso dos partidos DC (Democracia Cristã) e PDT contra a chapa da prefeita Adriane Barbosa Nogueira Lopes (PP) e Camilla Nascimento de Oliveira nas eleições 2024.

A chapa da prefeita havia sido absolvida em 1ª instância, após o juiz eleitoral, Ariovaldo Nantes Corrêa, entender que não houve abuso de poder econômico. “Não revelou a participação direta, indireta ou a anuência das investigadas, não caracterizando o desequilíbrio na disputa eleitoral que tenha contaminado o processo eleitoral, bem como a existência de abuso do poder econômico, com o viés religioso, ou politico”, diz trecho da sentença.

Apesar de sentença, os partidos recorreram e o processo subiu para a 2ª instância. O caso está sob relatoria do juiz Alexandre Antunes da Silva.

Assim, o procurador-regional eleitoral, Luiz Gustavo Mantovani manifestou pelo parcial provimento do recurso.

Em agenda pública na manhã desta terça-feira (1º), Adriane Lopes lembrou que se trata de uma ação movida no período eleitoral e que foi absolvida em 1ª instância. “Nós ganhamos em primeira instância e esse é só um parecer”, pontuou.

Por fim, comentou: “Se você buscar o partido, você vai chegar à pessoa que está propondo essa ação”.

No parecer do procurador, ele manifesta pela procedência parcial do recurso: “De todo o conjunto analisado, portanto, os elementos produzidos a partir da regular instrução processual da presente ação de investigação judicial eleitoral, não corroboram para a alegação de que as investigadas tenham atuado com abuso do poder religioso (tópico 1), sendo forçosa a manutenção da sentença nesse aspecto. Por outro lado, o conjunto probatório permite concluir que a atuação de ADRIANE BARBOSA NOGUEIRA LOPES e CAMILLA NASCIMENTO DE OLIVEIRA, no decorrer da campanha eleitoral de 2024, caracteriza-se pela captação ilícita de sufrágio (tópico 2). Nesse respectivo ponto, merece parcial reforma a sentença que julgou improcedente a presente AIJE”.

Partidos já tiveram recurso negado

Antes de recorrer à 2ª instância do TRE-MS, os partidos já haviam tentado reverter a decisão ao apresentarem recurso de embargos de declaração.

No documento, os partidos alegam que depoimentos apresentados à Justiça Eleitoral não foram considerados na decisão.

No entanto, a juíza eleitoral, Denize de Barros Dodero, manteve a sentença do magistrado. “A insuficiência de provas no tocante à participação das requeridas ou de sua anuência com a compra de votos; ausência de demonstração de mácula na normalidade e legitimidade das eleições, bem como, ausência de verificação de potencialidade lesiva apta ao prejuízo do pleito, notadamente pela diferença de votos entre as candidatas, que corrobora o equilíbrio da disputa e paridade de armas”.

Então, rejeitou os embargos: “não verifico a necessidade de integração do pronunciamento judicial pelo não enfrentamento da mencionada impugnação a elemento probatório, uma vez que o nobre julgador examinou os elementos probatórios relevantes, além de estar adstrito tão somente à análise das questões fundamentais e imprescindíveis ao deslinde da causa, restando a sentença sem vícios ou máculas passíveis de correção, pelo que conheço da insurgência sem, contudo, acolhê-la”.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Não sabe como declarar imposto de renda? Confira onde tem ajuda gratuita em Campo Grande

Mianmar: Novo balanço indica mais de 2,8 mil mortos vítimas do terremoto

Dois são presos com carga de perfumes árabes contrabandeados na MS-145

Inscrições para barracas gastronômicas da festa da Páscoa em Dourados terminam nesta quarta

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros do STF para 'turbinar' salários

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Alessandra estava grávida quando foi morta a facadas pelo ex, revela familiar

Cezário apresenta novo recurso para tentar assumir a federação de futebol de MS no ‘tapetão’

Últimas Notícias

Famosos

Diogo Almeida expõe conversa com Aline após saída do BBB 25: ‘Precisava falar’

No Encontro, Diogo Almeida botou a boca no trombone e revelou que já conversou com Aline Patriarca após sua eliminação do BBB 25; saiba o que rolou

Cotidiano

VÍDEO: Erosão derruba poste e deixa família isolada na Chácara dos Poderes

Prefeitura informou que o local receberá reparos emergenciais

Polícia

Acusado pelo assassinato de brasileiro em conveniência no Paraguai segue foragido

Crime aconteceu no dia 9 de março em uma conveniência de Zanja Pytã, perto de Ponta Porã

Brasil

Câmara pode votar Lei da Reciprocidade Comercial ainda esta semana

Projeto foi aprovado no senado