Pular para o conteúdo
Política

Tereza Cristina diz que não existe mercado no Brasil para carnes exportadas para os EUA

Carnes são usadas nos hambúrgueres americanos e não têm uso no Brasil
Fábio Oruê -
tereza celulose carne trump
Tereza Cristina em MS. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A senadora por , (PP-MS), disse que as carnes exportadas para os EUA não têm mercado no Brasil e que a suspensão dos frigoríficos de Mato Grosso do Sul pode trazer prejuízos para o país.

Em entrevista a portais nacionais de notícias, a parlamentar explica que a carne enviada para o país norte-americano são ‘retalhos’ e carne magra para compor o hambúrguer. “O que nós exportamos? Carnes que a gente não usa no Brasil. Então, essa história de que essa carne vai ficar dentro no Brasil não é verdade”, explica a senadora.

Por conta do tipo de carne produzida nos EUA, o país compra do Brasil os retalhos para misturar e ’emagrecer’ os hambúrgueres. Atualmente, o país governado por Donald Trump é o segundo maior comprador das carnes brasileiras, ficando atrás somente da .

“Eu fui me certificar e não existe mercado interno para toda essa carne. Então é um problema. O que pode acontecer? Em Mato Grosso do Sul, o boi já caiu de preço; o produtor vai ter prejuízo. Os frigoríficos provavelmente vão ter que dispensar funcionários”, cita Tereza Cristina.

EUA já refugam carnes brasileiras

Ela lembra que os importadores americanos estão dizendo para o Brasil não embarcar a carne brasileira, pois as cargas podem ficar paradas em contêineres nos portos americanos por conta dos altos embargos.

“Isso já aconteceu no passado. Na época da Covid-19, nós tivemos muitos problemas com a China. A carne estava embarcada e os navios não sabiam onde aportar. Isso tem um custo enorme para a indústria frigorífica brasileira”, compara.

A decisão dos frigoríficos em MS em suspender as exportações de carne bovina aos Estados Unidos pode baixar o preço da proteína no mercado interno. Entretanto, o Governo do Estado também vê como grave a perda de competitividade das cadeias produtivas do Estado com o tarifaço. As medidas de Trump passam a valer a partir de 1º de agosto.

“Eu espero que a gente não chegue a esse ponto. Se chegar eu acho que vamos ter que rever tudo, vai ser um prejuízo enorme para o PIB Brasileiro; nós vamos ter problemas graves na nossa economia”, finaliza a senadora.

Produção das carnes continua normal

Apesar da medida, o Sincadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de MS) reforçou ao Jornal Midiamax que as plantas frigoríficas continuam com os abates normalmente. Porém, a exceção seria para as que estão habilitadas a enviar ao mercado norte-americano, que devem reduzir as escalas de abates.

Assim, conforme o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, uma das alternativas seria vender essa carne bovina para o mercado interno, o que poderia aliviar o preço no bolso dos sul-mato-grossenses. Outro ponto de alerta seria o tempo de demora para conseguir exportar parte desta produção para outros países. 

“A gente não consegue colocar esse produto rapidamente em outro mercado internacional. A consequência seria colocar esse produto no mercado interno sul-mato-grossense, mercado interno brasileiro, o que obviamente pode haver um aumento de oferta e também uma redução de preço e, na sequência, até uma redução de preço da arroba do boi aos produtores. Por isso que é tão preocupante esse tarifaço”, explicou Verruck. 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza cristina carne senado eua missão trump

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

ccrs

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no Estado

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Cassems

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

camera celular

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Curso tem carga horária de 60 horas, com aulas das 8h às 18h

Cotidiano

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Para entidade, problemas na Aneel colocam em risco o equilíbrio do setor de energia elétrica e a proteção dos consumidores

Política

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar

TV & Novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa

Vai assistir? Crô, Griselda e Tereza Cristina estarão de volta em agosto; saiba os detalhes