A senadora Tereza Cristina (PP) destacou a instalação da fábrica da Arauco em Mato Grosso do Sul, produtora de celulose. “Hoje de manhã vimos aquela grande obra, fruto da persistência de buscar uma coisa grandiosa para nosso Estado”, disse a parlamentar nesta quarta-feira (9).
Assim, Tereza afirmou que a fábrica era um sonho para MS. “Vimos materializar um sonho, a maior indústria de celulose do mundo”, apontou.
A obra integra o projeto Sucuriú, que investe 4,6 bilhões de dólares no país. Logo, no interior de MS, a planta industrial terá capacidade anual de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada.
Além disso, tem início de operação prevista para o final de 2027.
LEIA – Alckmin destaca MS como centro global do mercado de celulose: “reforça confiança no Brasil”

Projeto Sucuriú
A construção da planta de celulose começa neste ano e a previsão é que fique pronta para operar já no final de 2027. Então, ao todo, serão 6 mil empregos diretos e indiretos gerados após o início da operação da fábrica de celulose (Florestal, fábrica e logística).
A planta industrial será construída distante 50km de Inocência, na margem esquerda do Rio Sucuriú (que dá nome ao projeto). Ela ficará a 100km do Rio Paraná, próximo à rodovia MS-377 e a 47km da malha ferroviária. Esses canais garantirão a logística de escoamento da celulose para exportação e mercado interno.