As eleições para a Mesa Diretora na Câmara de Vereadores de Campo Grande podem ser adiantadas, o que ocorreria cerca de seis meses após o último pleito e a um ano e meio antes do fim do atual mandato. Conforme apurado pelo Midiamax, a expectativa é que o projeto seja votado às pressas em regime de urgência e que a eleição ocorra antes do recesso parlamentar, que inicia em oito dias, em 16 de julho.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A intenção do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) com este movimento é fortalecer o mandato de Epaminondas Vicente Silva Neto, o “Papy” (PSDB) na presidência da Mesa Diretora. O projeto já conseguiu o número suficiente de assinaturas para tramitar em regime de urgência.
A medida ocorre quando o mandato de Papy chega a um quarto da conclusão. O tucano foi eleito em 1º de janeiro deste ano e pode continuar na função até dezembro de 2026. Caso seja reeleito, o tucano ocupará a cadeira de presidente até o fim da legislatura, em 2028.
Projeto em regime de urgência
O regimento interno da Casa de Leis não estabelece uma data exata para a eleição de renovação da Mesa Diretora, mas aponta como data-limite até 22 de dezembro do último ano do mandato da Mesa. A posse deverá ocorrer em 1º de janeiro do ano subsequente.
Em nota encaminhada ao Midiamax, o líder da bancada do PSDB na Casa de Leis, vereador Victor Rocha (PSDB), informou que a proposta visa “garantir a estabilidade do Legislativo Municipal”. O grupo comunicou oficialmente, nesta terça-feira (8), o apoio à continuidade do mandato.
“Nós antecipamos as eleições da Mesa Diretora com o objetivo de garantir a estabilidade do Legislativo Municipal. Estamos atuando com uma Mesa que, neste primeiro semestre, demonstrou compromisso, organização e eficiência nos trabalhos. Na avaliação dos vereadores, a atual composição tem realizado um excelente trabalho, o que motivou essa decisão. O projeto de antecipação já foi protocolado em regime de urgência, conta com as assinaturas necessárias e está previsto para ser votado antes do recesso parlamentar”, informou Rocha.
Além da cadeira do presidente, a Mesa Diretora é composta por 1º, 2º e 3º vice-presidente e por 1º, 2º e 3º secretários.
Composição da Mesa Diretora 2025/2026:
- Presidente: Epaminondas Neto, Papy (PSDB)
- 1º Vice-presidente: André Salineiro (PL)
- 2º Vice-presidente: Lívio Leite (União)
- 3º Vice-presidente: Neto Santos (Republicanos)
- 1º Secretário: Carlão (PSB)
- 2ª Secretária: Luiza Ribeiro (PT)
- 3º Secretário: Ronilço Guerreiro (Podemos)
Pressa
Na pressa da bancada tucana para divulgar a intenção, acabaram confundindo o nome completo de Papy com o do antigo ocupante do cargo, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Em e-mail disparado à imprensa, na tarde desta terça-feira (8), o líder da bancada do PSDB na Casa de Leis, vereador Victor Rocha (PSDB), comunica o apoio do grupo à reeleição de Papy ao cargo, cujas eleições devem ocorrer no fim de 2026 inicialmente. A eleição, por unanimidade, em 1º de janeiro deste ano, garantiu ao tucano mandato de dois anos.
“A bancada do PSDB na Câmara Municipal de Campo Grande declarou, oficialmente, apoio à reeleição do vereador Carlos Augusto Borges, o Papy, à presidência da Casa de Leis. A manifestação reforça a confiança da legenda na condução equilibrada e responsável do atual presidente, que vem promovendo uma gestão pautada pelo diálogo, transparência e compromisso com o desenvolvimento da capital”, afirma parte da mensagem. Posteriormente, foi encaminhada uma errata com a correção do nome completo do tucano.
Eleição da Mesa Diretora
O PSDB forma a maior bancada na Câmara Municipal de Campo Grande, composta pelos cinco vereadores Dr. Victor Rocha (líder do partido), Professor Juari, Flávio Cabo Almi, Papy e Silvio Pitu.
O comunicado destaca o “alinhamento de Papy com os princípios da boa governança e seu papel articulador dentro do Legislativo municipal”. O texto ainda elogia o tucano pelo diálogo com todas as bancadas e fortalecimento do “protagonismo do Legislativo”.
Papy começou a articulação visando a Mesa Diretora logo após as eleições em outubro de 2024, reunindo assinaturas da maioria dos colegas. Junior Coringa (MDB) e Beto Avelar (PP) chegaram a tentar emplacar uma chapa, mas não obtiveram apoio.
O Midiamax procurou o vereador Papy e a assessoria do vereador dr. Victor Rocha para pedir uma nota sobre o assunto. O espaço segue aberto para manifestações.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***