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Política

Sucateamento e superlotação nos ônibus disparam denúncias na CPI do Consórcio Guaicurus

Análise de 452 queixas aponta insatisfação da população com o serviço de transporte público de Campo Grande
Thalya Godoy -
Ônibus lotado e quente é drama frequente de quem usa ônibus na Capital. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Análise de 452 denúncias recebidas pela ouvidoria da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus no mês de julho aponta que o assunto campeão de queixas foi a má conservação ou falta de manutenção dos ônibus, representando mais de um terço das reclamações. O serviço prestado em é recorrentemente alvo de reclamação da população, que paga caro por veículos sucateados.

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As denúncias foram agrupadas em grandes eixos temáticos para identificar as principais denúncias. A análise identificou que quase 70% das denúncias envolvem má conservação (168), superlotação (79) e “outros” (67) – problemas diversos.

Os usuários também apontaram a falta de ônibus como outro motivo de dor de cabeça, com 59 denúncias (13,1% do total). A lista também inclui atraso e problemas com pontualidade, descaso com os clientes, má gestão, problemas com motoristas, além de sugestões de melhorias.

A análise feita pelo presidente da CPI, vereador Dr. (União), indica que os problemas estruturais (conservação e falta de ônibus) dominam as queixas e são mais da metade das denúncias (50,3%). Os problemas operacionais — como superlotação, atraso e descaso — representam 29,6% das denúncias.

Regiões

Ônibus do pegou fogo na , em 23 de maio deste ano, e assustou usuários. (Reprodução)

A região sul de Campo Grande concentrou o maior número de reclamações, com 122 denúncias (27%). Em seguida, veio a região central com 73 queixas (16,2%), região Norte com 35 denúncias (7,7%) e região Sudoeste com 29 denúncias (6,4%). Outras 129  mensagens (28,5%) não informaram a localização.

O relatório evidencia a situação precária do serviço de transporte e lista cinco recomendações prioritárias:

  • Investimento urgente em manutenção preventiva e corretiva da frota;
  • Ampliação da frota para reduzir superlotação e falta de ônibus;
  • Melhoria nos processos de gestão e controle de qualidade;
  • Foco especial na Região Sul que concentra grande volume de denúncias;
  • Implementação de sistema de monitoramento de pontualidade e qualidade do serviço.

Confira o ranking de queixas da CPI no mês de julho:

1º. Má Conservação/Manutenção

Quantidade: 168 denúncias

Percentual: 37.2% do total

Descrição: Problemas relacionados ao estado físico dos veículos, incluindo ônibus quebrados, com defeitos, sujos, deteriorados ou com necessidade de manutenção.

2º. Superlotação

Quantidade: 79 denúncias

Percentual: 17.5% do total

Descrição: Queixas sobre ônibus lotados, com excesso de passageiros, causando desconforto e dificuldades de locomoção.

3º. Outros

Quantidade: 67 denúncias

Percentual: 14.8% do total

Descrição: Problemas diversos que não se enquadram nas categorias principais, incluindo questões específicas e pontuais.

4º. Falta de Ônibus

Quantidade: 59 denúncias

Percentual: 13.1% do total

Descrição: Ausência de veículos nas linhas, ônibus que não passam nos horários previstos ou insuficiência de frota.

5º. Atraso/Pontualidade

Quantidade: 34 denúncias

Percentual: 7.5% do total 

Descrição: Problemas relacionados ao cumprimento de horários, atrasos frequentes e falta de pontualidade no serviço.

6º. Descaso com Usuário

Quantidade: 21 denúncias

Percentual: 4.6% do total

Descrição: Queixas sobre má qualidade no atendimento, falta de respeito e desconsideração com os usuários do transporte público.

7º. Má Gestão

Quantidade: 10 denúncias

Percentual: 2.2% do total

Descrição: Problemas relacionados à administração e gestão do sistema de transporte público.

8º. Problemas com Motorista/Conduta

Quantidade: 5 denúncias

Percentual: 1.1% do total

Descrição: Queixas sobre comportamento inadequado de motoristas e condutores.

9º. Sugestões de Melhoria

Quantidade: 5 denúncias

Percentual: 1.1% do total

Descrição: Propostas e sugestões dos usuários para melhorar o sistema de transporte público.

10º. Não Especificado

Quantidade: 4 denúncias

Percentual: 0.9% do total

Descrição: Denúncias sem categoria definida ou informações insuficientes para classificação.

Relatório final em 15 de agosto

O recesso parlamentar na Câmara de Vereadores de Campo Grande vai começar em 16 de julho. Durante a pausa, não haverá audiências públicas, sessões ordinárias, extraordinárias e nem solenes. O recesso também pode afetar o andamento de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em andamento ou em tramitação para a instauração.

A previsão de entrega do relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus seria no dia 20 de julho, mas o recesso parlamentar deve interferir no calendário. Enquanto estão em recesso, os prazos são paralisados. Ou seja, a CPI pode entregar o relatório final em 15 agosto.

A pausa encerra-se em uma quinta-feira, em 31 de julho, dia de sessão ordinária. Contudo, a primeira sessão do segundo semestre será na terça-feira seguinte, em 5 de agosto. 

Neste período, de 16 a 31 de julho, a Câmara de Vereadores estará aberta para trabalhos administrativos e nos gabinetes. 

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