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Política

‘Servidores e empresários se associaram para precarizar transporte’, diz Maicon em última oitiva

Parlamentar acredita que há condições para pedir o indiciamento de representantes do Consórcio e agentes públicos
Vinicios Araujo, Fábio Oruê -
Maicon Nogueira, durante última CPI do Transporte. (Foto: Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Na última oitiva da CPI do , o vereador Maicon Nogueira, do PP, afirmou que empresários e atuaram para precarizar, de forma premeditada, o transporte coletivo de

“Campo Grande não tem uma política pública clara de mobilidade que envolva cuidados com o transporte coletivo e, sobretudo, os cuidados com esse contrato, que é bilionário; e não teve nos últimos anos, não só dessa gestão, mas de todas, praticamente, o devido cuidado”, afirmou.

Para o parlamentar, houve intenção premeditada em comprometer a qualidade do serviço oferecido ao cidadão.

O transporte público de Campo Grande é uma concessão exclusiva do grupo liderado pelo Consórcio Guaicurus, detentor de um contrato bilionário desde 2012.

Maicon lembrou que, ao longo da CPI, pediu quebras de sigilo bancário e fiscal, realizou inspeções e levantou dados que apontam para perdão de multas e descaso com o contrato firmado entre o poder público e a concessionária. 

No entendimento do parlamentar, há indícios suficientes para indiciar tanto representantes da empresa quanto agentes públicos responsáveis por fiscalizar e gerir o contrato.

Centenas de denúncias

Desde que foi instaurada, em março, a CPI do Consórcio recebeu mais de 640 denúncias por meio de mensagens, ligações, formulários, e-mails e presencialmente, na Câmara. 

Em média, esse número representa mais de 200 denúncias por mês. Usuários do transporte coletivo da Capital relatam diariamente os desafios enfrentados com a precariedade do serviço, que envolvem o sucateamento dos veículos, o atraso dos coletivos e a falta de acessibilidade.

A CPI ouviu desde agentes públicos ligados às agências de regularização até dirigentes e ex-dirigentes do Consórcio Guaicurus. 

Atualmente, a Comissão realiza auditorias nas finanças da empresa em busca de coletar informações contábeis que justifiquem alegações de insuficiência para investimentos de melhoria na frota e outras áreas diretamente ligadas à qualidade do serviço prestado ao cidadão.

‘Fase silenciosa’

Agora, os membros da Comissão se preparam para elaboração de relatórios individuais que vão embasar o trabalho da relatora formal da CPI, a vereadora Ana Portela (PL).

Além da relatora, integram a CPI: Lívio Leite, do União (presidente); Luiza Ribeiro, do PT; Maicon Nogueira, PP; e Júnior Coringa, do PSD, na posição de membros.

Nos documentos, os integrantes vão discriminar suas impressões acerca dos interrogatórios, documentos analisados e ações individuais executadas durante o processo de apuração iniciado em abril.

A Comissão deve entregar o relatório final em agosto, após o recesso parlamentar da Câmara.

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