Pular para o conteúdo
Política

Senadores de MS devem votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros

Obrigatoriedade em veículos utilitários foi extinta em 2015
Mariane Chianezi -
(Senado Federal, Divulgação)

Está pronto para ser votado no Plenário do Senado o projeto de lei que retoma a obrigatoriedade do extintor de incêndio em automóveis. No entanto, não há consenso sobre o assunto entre os parlamentares. O projeto tramita na Casa sob a forma do PLC 159/2017 e deve ser analisado pelos senadores Tereza Cristina (PP), (PSD) e Soraya Thronicke ().

A proposta, que teve origem em iniciativa do deputado Moses Rodrigues (União-CE), já foi examinada em dois colegiados do Senado. Em novembro do ano passado, a matéria recebeu parecer favorável do senador Eduardo Braga (MDB-AM) na CTFC (Comissão de Fiscalização e Controle).

Mas, antes disso, em 2019, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) havia decidido pela rejeição do texto, baseada em parecer do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

Extinto em 2015

O extintor de incêndio a que se refere o projeto é o do tipo ABC: ele contém um pó químico indicado para combater incêndios de classe A (materiais sólidos, como plástico, madeira e tecido), classe B (líquidos inflamáveis, como gasolina e álcool) e classe C (equipamentos elétricos energizados, como bateria e fio elétrico).

A obrigatoriedade do extintor em carros de passeio e veículos utilitários foi extinta em 2015 por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Na época, uma das razões apresentadas para a decisão foi a evolução tecnológica dos sistemas de segurança. O extintor, porém, continua sendo exigido em caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e veículos de transporte coletivo.

Para voltar a incluir o extintor ABC entre os itens obrigatórios de carros de passeio e veículos utilitários, o projeto de lei em exame no Senado altera o Código de Trânsito Brasileiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians se vale de nervosismo do Palmeiras, ganha dérbi de novo e avança na Copa do Brasil

VÍDEO: homem é flagrado andando pelado na rua

VÍDEO: Hugo aciona Polícia Legislativa após confusão no plenário da Câmara

Brasileiro é executado a tiros de fuzil e jovem fica ferido na fronteira

Notícias mais lidas agora

Início do tarifaço impacta carne de MS, mas ‘livra’ outros dois principais produtos

Ex-servidora ré por direcionar licitação a Patrola alega ‘erro de julgamento’

denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Motiva lucra R$ 480 milhões na BR-163 em MS após vencer leilão no 2º trimestre

Palestra com 800 trabalhadores aborda enfrentamento à violência contra mulheres

Últimas Notícias

Cotidiano

Duas crianças morrem picadas por escorpião em menos de três dias

Família da criança é de Itaquiraí e o caso aconteceu durante um casamento em Naviraí

Política

Após obstrução de Plenário, Hugo Motta abre sessão e pede respeito

Motta criticou a ação dos deputados e disse que as manifestações têm que obedecer o regimento da Casa

Cotidiano

Tribunal delibera remoção e promoção de juízes em MS

Colegiado votou e aprovou concurso de remoção e um de promoção

Esportes

Fluminense empata com o Internacional e se classifica às quartas da Copa do Brasil

Cada time que chegou às quartas de final já garantiu mais R$ 4,74 milhões