Pular para o conteúdo
Política

Senador paraguaio faz apelo em português para Lula: “revele os segredos da ditadura”

Senador pediu arquivos relacionados aos acordos da hidrelétrica na época da ditadura
Dândara Genelhú -
senador paraguaio acordos
Senador durante fala no Paraguai. (Reprodução)

O senador paraguaio, Eduardo Nakayama (Partido de la Libertad), fez apelo em português durante sessão da Casa de Leis no . Em declaração dirigida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele solicitou arquivos sobre a hidrelétrica na época da ditadura brasileira.

“Por eso le pedí permiso al presidente para hacer una declaración directamente al presidente Lula, y lo haré en su idioma, en portugués”, começou em espanhol.

Logo em seguida, o senador “a história das relações entre nossas nações é marcada por uma prolífica integração e desenvolvimento. Mas também por uma profunda assimetria que ao longo dos séculos imposta ao Paraguai sacrifícios desproporcionais”.

Guerra e acordos

Neste sentido, citou a guerra da Tríplice Aliança e os acordos de Itaipu. “O Paraguai enfrentou perdas territoriais, econômicas e políticas que beneficiaram, em grande medida, aos interesses brasileiros”, pontuou Eduardo.

Citou ainda a “revelação dos hackers promovidos pela Agência Brasileira de Inteligência contra autoridades paraguaias, visando obter vantagens nas negociações de Itaipu”. Para o senador, este é “mais um capítulo dessa relação desigual, que agora exige e justiça”.

Então, solicitou que o “presidente Lula determine a abertura de todos os arquivos relacionados a Itaipu, revelando os segredos da ditadura e os acordos que prejudicaram” o Paraguai. “A transparência é fundamental”, ressaltou o parlamentar paraguaio.

Confira o vídeo completo:

Abin fez ação

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) executou ação hacker contra autoridades do governo do Paraguai. A ação visava dados sobre negociação entre os dois países sobre tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira com o país vizinho, em Foz do Iguaçu (PR).

Conforme publicado pelo Portal UOL, um agente do órgão teria prestado depoimento à PF (Polícia Federal), que investiga possível irregularidade na obtenção desses dados. Os dois países disputam há muitos anos esses valores e a ação aconteceu meses antes de o governo brasileiro fechar um novo acordo sobre os valores pagos ao Paraguai por energia vendida ao Brasil, em maio de 2024.

Assim, o depoimento confirmava que a ação teria obtido dados de diversos alvos ligados à cúpula do governo paraguaio. Porém, não ficou claro se as informações coletadas pela Abin foram usadas para favorecer o na negociação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Semana começa com 3.626 oportunidades de emprego na Capital e interior de MS

Cunhados são presos suspeitos de tráfico de drogas em Campo Grande

Após se masturbar em rua de Dourados, homem é preso por policiais militares

studio ghibli pessoas falecidas

‘Mistura de sentimentos’: trend do Studio Ghibli surpreende ao ‘trazer de volta’ pessoas falecidas

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Onde assistir: Rodadas do Brasileirão Série A e Série B movimentam futebol no sábado

Guerra na fronteira: Alvo de ataque de fuzis em carro blindado é membro do PCC

Mulher é presa após tentar esfaquear companheiro durante discussão

Últimas Notícias

Polícia

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

Com o scanner, os peritos ‘revisitam’ a cena do crime várias vezes

Polícia

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Levantamento considera dados do primeiro trimestre de 2025, comparados ao período correspondente do ano passado. Apesar dos casos, o feminicídio apresentou redução de 36%

Política

Corumbá formaliza acordo com Defensoria Pública da União para atendimento de migrantes

Solenidade contou com a presença do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

Famosos

Gloria Perez se demite após TV Globo vetar novela sobre aborto; entenda

Após 40 anos de casa, Gloria Perez decidiu se demitir da TV Globo devido a um impasse em relação a um tema delicado em sua nova novela