Pular para o conteúdo
Política

Senado vai montar comissão para ir aos EUA debater tarifas a produtos brasileiros, diz Nelsinho

Senador defende diálogo e destaca parceria centenária de comércio entre países
Marcus Moura, Aline Machado -
Senador acredita que diálogo e respeito entre países deve solucionar questão. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

O senador (PSD-MS) anunciou que o irá montar uma comissão de parlamentares para visitar os Estados Unidos com o objetivo de debater as tarifas impostas a produtos brasileiros. A proposta surgiu após uma reunião com o embaixador americano, que sugeriu a criação de uma comissão mista, composta por representantes de ambos os países, para estabelecer um diálogo sobre a questão e buscar soluções para evitar impactos negativos nas relações comerciais.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Ainda segundo Nelsinho, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, os países têm uma relação positiva comercial e isso deverá nortear as ações. “O embaixador americano veio até nosso gabinete com uma linha de entendimento positiva para o . Ele propôs que organizássemos uma comissão de parlamentares brasileiros que fosse aos Estados Unidos, e ele também formaria uma comissão americana para estabelecer um diálogo. A ideia é resolver essa situação de maneira que o Brasil não se veja prejudicado pelas tarifas impostas aos outros países.”

Trad destacou a importância da relação histórica entre Brasil e Estados Unidos, ressaltando os 200 anos de diplomacia entre os países. “O Brasil gasta muito mais com os Estados Unidos do que eles conosco. Somos bons pagadores e, portanto, não há justificativa para que eles mexam em uma situação como essa. Além disso, temos 200 anos de relações diplomáticas. Isso não pode ser ignorado.” O senador acredita que a imposição de tarifas, especialmente sobre produtos como alumínio e aço, é um erro, visto que a balança comercial entre os países favorece amplamente os Estados Unidos.

O senador também se mostrou otimista quanto à resolução dessa questão, afirmando que o Brasil já tem experiência nesse tipo de negociação: “Em 2019, tivemos uma situação parecida com a sobretaxa de alumínio e aço. Naquela época, o governo Bolsonaro, em diálogo estreito com o governo americano, conseguiu resolver a questão. O mesmo caminho pode ser seguido agora. Vamos trabalhar para restabelecer essa relação comercial de forma equilibrada e justa para os dois países.”

Além disso, Trad defendeu que a diplomacia deve ser priorizada, mesmo diante das diferenças políticas entre o presidente Lula e o ex-presidente Trump. “A relação Brasil-EUA sempre foi boa para os dois lados. Embora haja um viés político diferente entre os presidentes, quando se trata de diplomacia e negócios, temos que deixar isso de lado e focar no que é bom para os dois países.”

Por fim, o parlamentar também revelou que o Senado já recebeu preocupações de setores produtivos do Brasil, como a Confederação Nacional da Indústria, que estão apreensivos com os reflexos das tarifas. “Estamos acompanhando a preocupação da classe produtiva. Nosso objetivo é restabelecer o diálogo e encontrar uma solução que seja benéfica para ambos os países, como foi feito em 2019”, concluiu.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Mutirão de vacinação atende no Jardim Centro Oeste nesta quarta-feira

Onde assistir: quarta tem seis jogos da Copa do Brasil e final europeia na TV aberta

‘Nova modelagem é retrocesso’, diz Hashioka sobre leilão da BR-163 com participação da CCR MSVia

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em postos de saúde de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

Brasileiro com duas condenações por estupro de vulnerável é expulso do Paraguai

Últimas Notícias

Transparência

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Investigada, CCR repaginou marca comercial e deve seguir com BR-163 em MS após não cumprir concessão inicial

Mundo

Reino Unido critica bloqueio de Gaza e suspende diálogo comercial com Israel

Chanceler britânico acusou o governo israelense de radicalismo

Mundo

Putin visita Kursk pela primeira vez após Kremlin expulsar tropas ucranianas da região

Putin se reuniu com voluntários da construção da usina nuclear de Kursk-2

Polícia

Conselheira tutelar é atacada com golpes de facão na cabeça em MS

Homem foi preso pela polícia