A maior mobilização na Câmara de Vereadores de Campo Grande, na última semana, foi em torno da derrubada do veto da prefeita Adriane Lopes (PP) contra o repasse de R$ 8,7 milhões para entidades de saúde e assistência social.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Os vereadores derrubaram o veto total ao Projeto de Lei n. 11.736/25, que institui o Plano de Aplicação de Recursos do FIS (Fundo de Investimentos Sociais). A sessão de quinta-feira (22) ocorreu em meio à pressão por parte de entidades que lotaram o plenário da Casa de Leis exigindo que os vereadores avançassem contra a decisão da chefe do Executivo da Capital.
“A derrubada do veto, na verdade, vai ajudar a manter as organizações. Hoje é um valor que contribui para o atendimento das instituições. Muitas não têm financiamento fixo e dependem das emendas para pagar profissionais, comprar alimentação. A segurança real será quando o dinheiro cair na conta, mas esse passo é essencial para que o trabalho social continue”, afirmou o coordenador do Fórum das Entidades, Mário de Freitas.
Outros projetos
Na sessão de terça-feira (20), foram aprovados cinco projetos. Em única discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução 582/25, que institui a Frente Parlamentar para Assuntos Fundiários. A proposta é da Mesa Diretora. A composição da Frente será definida em ato da Mesa Diretora.
Os vereadores aprovaram, em única discussão, o Projeto de Lei 11.643/25, que cria o Programa Municipal de Fomento e Difusão do Brincar. A ideia proposta pelo vereador Ronilço Guerreiro (PODE) é de fomentar brincadeiras valorizando a função social para o pleno desenvolvimento da infância, sua promoção como instrumento cultural de inclusão, trabalho e produção da dignidade das crianças e dos fazedores do brincar.
Em regime de urgência e única discussão, foi aprovado o Projeto de Resolução 580/25, que institui a Medalha “Agricultura Familiar – Raízes de Campo Grande”. A proposta é homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços, contribuindo de maneira significativa para o fortalecimento, valorização e desenvolvimento da agricultura familiar. A proposta é do vereador Landmark (PT).
Em única discussão, foi aprovado o Projeto de Resolução 583/25, da Mesa Diretora, para agilizar o processo de concessão do prêmio Papa João Paulo II, retirando a obrigatoriedade de apresentação de um Decreto Legislativo individual para cada homenageado. O Prêmio João Paulo II está previsto para o dia 28 de maio.
Os vereadores também aprovaram, em única discussão, o Projeto de Lei 11.689/25, do vereador Silvio Pitu (PSDB), que institui o Dia Municipal da Igreja Sara Nossa Terra. A data será celebrada em 20 de junho.
***
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***