Sem prefeitos empossados, Bandeirantes e Paranhos seguem sem data para nova eleição

Vereadores nos dois municípios são responsáveis pelas prefeituras até novo pleito

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
bandeirantes
Urt teve candidatura derrubada pelo TSE (Foto: Montagem Midiamax, Reprodução)

Os municípios de Bandeirantes e Paranhos seguem sem data para nova eleição. Isso porque as cidades não possuem prefeitos empossados após as Eleições de 2024.

Prefeitos eleitos tiveram as candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral e não assumiram o cargo. Enquanto isso, vereadores presidentes das Câmaras Municipais de cada uma das cidades ficam no comando do Executivo de forma interina.

O Jornal Midiamax questionou o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sobre a previsão das eleições municipais em Bandeirantes e Paranhos. Contudo, não houve manifestação do órgão até a publicação desta matéria.

Bandeirantes

Em Bandeirantes, o prefeito eleito Álvaro Urt (PSDB) foi impedido de ser diplomado após se tornar inelegível. Em decisão do último dia 13 de dezembro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manteve Urt inelegível. Em agosto, o MPE (Ministério Público Eleitoral) entrou com AIRC (Ação de Impugnação de Pedido de Registro de Candidatura) contra Álvaro que disputou a prefeitura nas eleições de 2024 pelo PSDB.

Ele esteve à frente do executivo de 2016 a 2020, até que teve o mandato cassado. Ele chegou a ser reeleito em 2020, mas diante do mandato cassado, foram convocadas eleições suplementares em Bandeirantes. 

Em 1º de janeiro, o vereador Marcelo Abdo (PP) tomou posse na Câmara e foi eleito o presidente da Casa, assumindo a prefeitura interinamente.

Paranhos

A mesma situação ocorre em Paranhos, onde o prefeito eleito, Heliomar Klabunde (MDB) teve candidatura impugnada e ficou impedido de tomar posse como chefe do executivo. Em decisão do dia 19 de dezembro, o TSE manteve a impugnação.

Em 29 de agosto, meses antes das eleições municipais, uma decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) aceitou pedido de impugnação contra a candidatura de Heliomar.

O pedido de impugnação foi feito pelo candidato oponente, Donizete Aparecido Viaro (PSDB). Assim, o tucano alegou que o candidato do MDB estava “impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo até 13/04/2025, conforme certidão emitida pelo Tribunal de Contas da União”.

Em Paranhos, quem assumiu interinamente a prefeitura foi o vereador e presidente da Câmara, Hélio Acosta (PSDB).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Eleandro Passaia