Pular para o conteúdo
Política

Riedel quer concluir parte de MS na Rota Bioceânica até disputa à reeleição em 2026

Rota promete reduzir em até 14 dias o transporte de produtos sul-mato-grossenses aos portos do Chile
Vinicios Araujo -
Governador Eduardo Riedel. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Em entrevista à CNN na quarta-feira (12), o governador Eduardo Riedel () afirmou que pretende entregar, ainda durante o primeiro mandato, uma das principais vitrines de sua gestão: a integração de Mato Grosso do Sul à

Com a previsão de conclusão da ponte entre e Carmelo Peralta em 2026 e obras de acesso já em andamento, o governo estadual aposta na logística internacional como motor econômico e político do Estado.

A entrega parcial da rota, que promete reduzir em até 14 dias o transporte de produtos sul-mato-grossenses aos portos do Chile, é vista como trunfo para alavancar a competitividade do , especialmente frente às carnes processadas exportadas à Ásia.

Agronegócio com valor agregado

Riedel também celebrou o novo status do Brasil como livre de febre aftosa, reconhecido em Paris, reforçando a importância da defesa sanitária estadual e a abertura de mercados premium. 

Para ele, o Estado está preparado para ampliar exportações de carnes e ampliar a agroindustrialização, transformando soja, milho, laranja e florestas em produtos processados com maior valor agregado. 

“Do ponto de vista comercial, isso traz, sem dúvida nenhuma, uma consequência desde a ponta, a produção, o produtor, até as unidades processadoras e comercializadoras que vão ter acesso a novos mercados e mercados premium, mercados que pagam melhor, mercados que têm uma maturidade maior em alguns produtos”, projetou.

UFN3: é preciso competitividade para avançar

Sobre a retomada da UFN3, fábrica de fertilizantes nitrogenados em , Riedel pontuou que o projeto só terá viabilidade se houver competitividade na oferta de gás natural. 

“Nós temos que equacionar isso aqui até para a fábrica, a UFN3, que está nesse processo de retomada, ela se tornar superavitária, competitiva e poder gerar o resultado esperado para os investidores, inclusive. Para o Brasil é excelente, para o produtor ter a matéria-prima aqui, se for mais competitiva, melhor ainda. Então, nós temos que equacionar toda essa situação, mas é muito positivo o investimento”, mencionou, referindo-se à concorrência com países como a Rússia.

Desenvolvimento com foco social

Além da infraestrutura produtiva, o governador listou como prioridade a ampliação de políticas sociais, como a regionalização da saúde, ampliação do ensino integral e a universalização do saneamento até 2027, por meio de PPPs. 

Riedel ainda criticou a ausência de compensações federais diante da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e defendeu uma gestão pública focada na eficiência, sem aumento de tributos. 

“Lá no Estado a gente optou por não aumentar imposto. Nós ficamos com a alíquota de 17%, uma das menores do Brasil, desde que eu assumi o governo. Isso nos impõe um desafio muito grande a olhar com lupa a qualidade do gasto. E acho que está faltando um pouco disso no Brasil. A gente, ao invés de resolver problemas financeiros dos entes públicos por aumento de tributo, a gente resolve pela qualidade do gasto. Pôr lupa em cima, diminuir desperdício, aumentar a eficiência, qualidade na despesa fiscal, que é o que a gente tem buscado e é o caminho mais difícil”, afirmou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: Mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 90% da tilápia de MS indo aos EUA, piscicultura teme impactos da taxação

Mato Grosso do Sul é o 3° estado brasileiro que mais exporta filé de tilápia para os Estados Unidos

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande