O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participará da primeira assembleia do Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central, em Brasília. A agenda acontece às 9h30 no auditório do Centro Empresarial CNC, Setor de Autarquia Norte.
No evento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) será reconduzido ao cargo de presidente do grupo. Recentemente, Caiado anunciou que em abril lançará a pré-candidatura à presidência da República.
O BrC é uma entidade pública interfederativa formada pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e pelo Distrito Federal.
O tema central da reunião será a Segurança Pública e a busca por estratégias e soluções para a área. O evento contará ainda com a entrega do Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central e o lançamento de um edital de licitação para a compra compartilhada de helicópteros visando ao atendimento do setor.
Destaques da 1ª Assembleia de Governadores de 2025:
- Posse de reeleição do governador Ronaldo Caiado: Entre os destaques da programação.
- Tema central: Segurança Pública – o tema central do encontro será a Segurança Pública, em que serão discutidas estratégias e soluções que potencializam a gestão de segurança nos estados que fazem parte do consórcio.
- Cerimônia de premiação de boas práticas – 2024: A assembleia também será palco da entrega do Prêmio Boas Práticas, uma iniciativa que reconhece projetos inovadores e eficientes desenvolvidos por servidores dos estados consorciados no âmbito da Segurança Pública. A premiação será conduzida pelos governadores e contará com a apresentação de vídeos institucionais sobre as iniciativas vencedoras.
- Aquisição compartilhada de helicópteros: Outro momento importante do evento será a assinatura e o lançamento do edital da licitação de compra de 26 helicópteros, um marco histórico na modernização das frotas aéreas das forças de segurança pública da unidades federativas consorciadas. O projeto tem como objetivo ampliar a capacidade operacional das polícias estaduais, garantindo maior eficiência no combate ao crime e na prestação de serviços à população.