Com a presença de autoridades estaduais e representantes de 64 municípios, iniciou nesta terça-feira (6), em Campo Grande, o Licicomp – Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas. O evento, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, segue até o dia 8 de maio com uma ampla programação voltada ao aprimoramento da gestão pública, especialmente no que diz respeito aos processos licitatórios.
A abertura do congresso foi marcada pelo discurso do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), que ressaltou a importância do planejamento e da qualificação das compras públicas como instrumentos de transformação para o Mato Grosso do Sul.
“Nosso estado vive um momento de pleno desenvolvimento. Talvez este seja um dos anos de maior crescimento — em 2024, fomos o terceiro estado que mais cresceu no Brasil, e há expectativa de que, em 2025, sejamos o primeiro, conforme projeções do Fundo do Brasil”, afirmou Riedel.
O governador destacou ainda que o desempenho econômico de Mato Grosso do Sul é fruto da atuação conjunta dos setores público e privado, com forte ênfase em investimentos nas áreas essenciais. “Temos realizado um conjunto maciço de investimentos em políticas públicas como educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, dentro de um contexto de equilíbrio fiscal mantido ao longo dos anos.”
Riedel também reforçou a relevância da estrutura administrativa e da eficiência nos processos de licitação para o avanço das políticas públicas, sobretudo em parceria com os municípios. “Não há dúvidas de que a área administrativa, especialmente de licitações, é uma das mais importantes para alcançarmos nossos objetivos. A má burocracia não pode ser subestimada; ela tem o poder de impedir que metas sejam atingidas”, alertou.
Ao comentar sobre os desafios impostos pela modernização e pelo avanço tecnológico, o chefe do Executivo estadual também lançou um convite à continuidade do evento. “Não tenho receio em afirmar: promover eventos como este, de forma contínua, ano após ano, é fundamental. E já deixo aqui o desafio para que esse congresso seja repetido anualmente, com o apoio de outras instituições, para que possamos provocar as transformações que o nosso estado precisa”.

Desafios históricos
Também presente na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro (PP), reforçou o compromisso do Legislativo com a boa gestão pública. Com mais de 30 anos de atuação no setor público, ele falou sobre a realidade enfrentada pelos servidores municipais e os desafios históricos da área de compras governamentais.
“Era preciso coragem para atuar com licitações. Muitas vezes, o esforço por uma compra eficiente era confundido com má gestão. Hoje, vivemos tempos em que a austeridade, a eficiência e a governança caminham juntas com a inovação, algo que a iniciativa privada já incorporou há algum tempo. E o poder público precisa acompanhar esse movimento”, pontuou o parlamentar.
Claro aproveitou para parabenizar a organização do evento e reafirmou o compromisso da Assembleia com o desenvolvimento do Estado. “Vamos continuar trabalhando pela estabilidade fiscal, econômica e institucional do nosso Estado, sempre em busca do Mato Grosso do Sul dos sonhos dos nossos cidadãos.”
O congresso
O congresso Licicomp reúne especialistas, gestores, legisladores e servidores públicos para discutir as melhores práticas e os desafios das compras públicas no cenário atual, incluindo as recentes mudanças legais e o impacto da transformação digital na administração pública.
Além de Riedel e Gerson Claro, participaram da abertura a senadora Soraya Thronicke (Podemos), o presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Talles Thomazelli, dentre outras autoridades. O evento segue com palestras, painéis e oficinas até quinta-feira (8).