Pular para o conteúdo
Política

Riedel destaca papel estratégico das licitações no desenvolvimento de MS na abertura do Licicomp

O evento segue com palestras, painéis e oficinas até quinta-feira (8)
Mariane Chianezi -
Riedel e outras autoridades participaram de abertura de congresso nesta terça-feira (6) | (Mariane Chianezi, Midiamax)

Com a presença de autoridades estaduais e representantes de 64 municípios, iniciou nesta terça-feira (6), em , o Licicomp – Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas. O evento, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, segue até o dia 8 de maio com uma ampla programação voltada ao aprimoramento da gestão pública, especialmente no que diz respeito aos processos licitatórios.

A abertura do congresso foi marcada pelo discurso do governador de , Eduardo Riedel (), que ressaltou a importância do planejamento e da qualificação das compras públicas como instrumentos de transformação para o Mato Grosso do Sul.

“Nosso estado vive um momento de pleno desenvolvimento. Talvez este seja um dos anos de maior crescimento — em 2024, fomos o terceiro estado que mais cresceu no Brasil, e há expectativa de que, em 2025, sejamos o primeiro, conforme projeções do Fundo do Brasil”, afirmou Riedel.

O governador destacou ainda que o desempenho econômico de Mato Grosso do Sul é fruto da atuação conjunta dos setores público e privado, com forte ênfase em investimentos nas áreas essenciais. “Temos realizado um conjunto maciço de investimentos em políticas públicas como educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, dentro de um contexto de equilíbrio fiscal mantido ao longo dos anos.”

Riedel também reforçou a relevância da estrutura administrativa e da eficiência nos processos de licitação para o avanço das políticas públicas, sobretudo em parceria com os municípios. “Não há dúvidas de que a área administrativa, especialmente de licitações, é uma das mais importantes para alcançarmos nossos objetivos. A má burocracia não pode ser subestimada; ela tem o poder de impedir que metas sejam atingidas”, alertou.

Ao comentar sobre os desafios impostos pela modernização e pelo avanço tecnológico, o chefe do Executivo estadual também lançou um convite à continuidade do evento. “Não tenho receio em afirmar: promover eventos como este, de forma contínua, ano após ano, é fundamental. E já deixo aqui o desafio para que esse congresso seja repetido anualmente, com o apoio de outras instituições, para que possamos provocar as transformações que o nosso estado precisa”.

(Mariane Chianezi, Midiamax)

Desafios históricos

Também presente na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro (PP), reforçou o compromisso do Legislativo com a boa gestão pública. Com mais de 30 anos de atuação no setor público, ele falou sobre a realidade enfrentada pelos servidores municipais e os desafios históricos da área de compras governamentais.

“Era preciso coragem para atuar com licitações. Muitas vezes, o esforço por uma compra eficiente era confundido com má gestão. Hoje, vivemos tempos em que a austeridade, a eficiência e a governança caminham juntas com a inovação, algo que a iniciativa privada já incorporou há algum tempo. E o poder público precisa acompanhar esse movimento”, pontuou o parlamentar.

Claro aproveitou para parabenizar a organização do evento e reafirmou o compromisso da Assembleia com o desenvolvimento do Estado. “Vamos continuar trabalhando pela estabilidade fiscal, econômica e institucional do nosso Estado, sempre em busca do Mato Grosso do Sul dos sonhos dos nossos cidadãos.”

O congresso

O congresso Licicomp reúne especialistas, gestores, legisladores e servidores públicos para discutir as melhores práticas e os desafios das compras públicas no cenário atual, incluindo as recentes mudanças legais e o impacto da transformação digital na administração pública.

Além de Riedel e Gerson Claro, participaram da abertura a senadora Soraya Thronicke (), o presidente da Assomasul e prefeito de , Talles Thomazelli, dentre outras autoridades. O evento segue com palestras, painéis e oficinas até quinta-feira (8).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anvisa determina recolhimento de medidor de glicose e interdição de tiras para teste

Mulher que postou vídeo de CEO no show do Coldplay se manifesta após polêmica

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Semu oferece cursos gratuitos de vendas e automaquiagem em dois bairros de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Incêndio atinge terreno no Jardim Presidente e fumaça é vista a quilômetros de distância 

Últimas Notícias

Mundo

Israel: sirenes são acionadas em várias regiões do país após míssil lançado do Iêmen

Nas redes sociais, autoridades alertam quem o sistema de defesa de Israel interceptou um míssil

Política

‘Tempos sombrios’: Coronel David critica operação da Polícia Federal contra Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisará usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras medidas cautelares, como toque de recolher

Emprego e Concurso

Usina de açúcar e álcool oferta vagas de emprego em Aparecida do Taboado

As oportunidades são para diferentes profissionais, em quatro setores da usina

Transparência

LISTA: Governo federal doa tratores para 12 cidades de Mato Grosso do Sul

Evento atende o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola