Nesta quarta-feira (9), o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou a baixa do desemprego em Mato Grosso do Sul. O apontamento aconteceu em evento de fábrica de celulose da Arauco, que deve gerar emprego no Estado. Logo, o governador destacou a necessidade de “qualificação e capacitação” no Estado.
“É um desafio para todos para o Brasil estar com a menor taxa de desemprego da série histórica, então temos que trabalhar na qualificação, na capacitação, na educação”. Conforme o governador, a capacitação proporciona a “uma geração a série de oportunidades que estão colocadas e aqui em MS não é diferente”.
Capacitação para oportunidades
O evento de lançamento da pedra fundamental da Arauco contou com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB). Então, o vice eleito destacou o potencial de MS no mercado internacional.
Para Riedel, as fábricas acabam “atraindo as pessoas, qualificando e cuidando das condições de saúde, de segurança pública, de infraestrutura e de moradia”. Na coletiva, o governador destacou que conheceu colaboradores das fábricas em MS que vieram de outros estados.
“Então, Mato Grosso do Sul está dando emprego pleno”, afirmou o chefe do Executivo de MS ao apontar menos “de 3% de desemprego” no Estado.
Parceria
Riedel ainda destacou que MS possui parceria com o Governo Federal. “Mato Grosso do Sul construiu uma capacidade de fazer as concessões com o Governo”.
Neste sentido, apontou os trabalhos na BR-262, BR-267. “Dois grandes eixos leste-oeste do Estado. Dia 8 de maio, participam junto de outras estaduais, MS-040, MS-338, de uma concessão de R$ 9 bilhões”.
Por fim, reforçou que se trata de “um projeto grande para Mato Grosso do Sul, feito a quatro mãos entre o Governo Federal e o Governo de MS. É uma política do Brasil concessionar projetos para acelerar o investimento no capital privado, infraestrutura ferroviária, hidroviária e rodoviária”, finalizou.