O governador Eduardo Riedel (PSDB) defendeu a importância do trabalho em conjunto na área da segurança pública durante o Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central, realizado em Brasília nesta quinta-feira (27).
O evento teve como tema central a segurança dos estados que compõem o grupo. Além de Eduardo Riedel, participaram da reunião os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (UNIÃO), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de Mato Grosso, Mauro Mendes (UNIÃO) e de Rondônia Marcos Rocha (UNIÃO).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Em seu discurso, o governador de MS ressaltou a importância da união de forças entre os entes na área e destacou as ações para promoção da troca de conhecimento, inteligência e integração no combate ao crime organizado.
“A bandeira da segurança pública é um grande desafio para os estados. Sabemos da luta dos gestores e profissionais da área. Acredito que a capacidade de estarmos juntos em inteligência, conhecimento e integração seja determinante para combater o crime organizado, que está cada vez mais se estruturando. Temos que nos organizar em um trabalho conjunto. Quem ganha é a população”, afirmou o governador.

Projetos Premiados
Três projetos da Polícia Militar de MS foram reconhecidos como os melhores da segurança pública no estado. O primeiro lugar foi conquistado pela Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, promovida pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental. A iniciativa leva educação ambiental às comunidades ribeirinhas do Pantanal, percorrendo mais de 700 km ao longo do Rio Paraguai.
O segundo lugar ficou com o Programa Mulher Segura Indígena, desenvolvido pelo 3º Batalhão da Polícia Militar. O programa oferece policiamento humanizado nas comunidades indígenas e, desde 2023, atua nas aldeias Jaguapiru e Bororó, situadas em Dourados e Itaporã.
O terceiro lugar foi para o projeto Guardiões da Inocência, liderado pela capitã PM Bruna Carla. A iniciativa foca na prevenção do abuso e exploração sexual infantil, realizando palestras educativas em escolas para conscientizar crianças e adolescentes sobre esse crime.
Posse Caiado
Durante o encontro, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi reconduzido à presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Ele apresentou, durante o evento, a proposta da criação do consórcio interestadual de TI dentro do Brasil Central, para fomento à inovação, tecnologia e inteligência artificial.
Criado em 2015, o bloco tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, com a participação dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins. Juntos, o grupo representa 29% do território nacional, 26,2 milhões de habitantes e 49% das exportações brasileiras. Políticas públicas integradas dão mais força econômica e política para os estados membros.