Pular para o conteúdo
Política

Riedel declara luto de três dias em MS pela morte do Papa Francisco

Governador lamentou falecimento do líder da igreja católica: "legado de fé e amor ao próximo"
Gabriel Maymone -
Riedel lamenta morte do Papa Francisco. (Arquivo Midiamax; Vatican News)

O governador de , (), declarou luto oficial de três dias no Estado pela morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. O decreto está publicado em edição extra do Diário Oficial, publicado na noite de segunda-feira (21).

Assim, a publicação diz: “É declarado luto oficial no Estado de Mato Grosso do Sul, pelo período de 3 (três) dias, pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco”.

Na manhã de segunda-feira, o governador compartilhou nota lamentando a partida de Francisco.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do Santo Padre, o Papa Francisco. Seu pontificado foi marcado pela humildade, simplicidade e compromisso com as causas sociais”, escreveu o tucano. 

político se junta a outras lideranças que compartilharam a partida do Santo Padre, nascido como Jorge Mario Bergoglio, na Argentina.

“Como primeiro papa latino-americano e jesuíta, deixou um legado de fé, amor ao próximo e busca por uma igreja mais inclusiva. Que seu exemplo continue a nos inspirar a viver os ensinamentos de Cristo”, finalizou Riedel. 

Morte do Papa

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. O anúncio oficial do falecimento foi feito pelo Camerlengo Farrell, da Casa Santa Marta: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.

Primeiro latino-americano a chegar ao posto máximo da Igreja Católica, Papa Francisco é apontado pelo Vaticano como um líder evangélico focado nos mais pobres.

O Vaticano divulgou que Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, morreu após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca.

O pontífice argentino morreu menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia bilateral. Um dia antes da morte, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Arquidiocese de Campo Grande lamenta morte

Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de , lamentou a morte do Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, nesta segunda-feira (21).

Nesta manhã, antes de celebrar a missa no Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora Aparecida, Dom Dimas informou que a catedral se prepara para solenidades em sua memória.

Sobre a proximidade com o líder da Igreja Católica, Dom Dimas destacou o legado de fé e humildade. Contudo, o último contato com o Papa Francisco teria ocorrido há dois anos, em Roma, durante a visita Ad Limina Apostolorum — encontro de bispos católicos diocesanos.

“Particularmente, sempre gostei muito do Papa Francisco. Todos os dias ele estava presente em nossas orações, e pude trabalhar com ele em Aparecida, durante a Conferência de Aparecida, em 2007. Ele ainda era o cardeal Bergoglio, mas foi o chefe de redação daquela conferência, que produziu o chamado Documento de Aparecida, um marco na evangelização da Igreja na América Latina, e, posteriormente, na vice-presidência do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho).”

“A gente se encontrou em Roma; ele foi muito acolhedor. Meu último encontro com ele foi dois anos atrás, por ocasião da visita Ad Limina Apostolorum, dos bispos do Mato Grosso do Sul. Para mim, é uma perda muito grande. Como eu disse, é alguém que eu sempre tive no coração”, afirmou.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vereador André Salineiro (PSDB). (Izaias Medeiros

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Cotidiano

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

A concessionária de limpeza urbana pretende ampliar a frota de veículos movidos a biometano

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente

Política

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Senador concedeu entrevista ao Midiamax nesta manhã e comentou as expectativas para contato com o governo estadunidense

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação