A viagem da comitiva de Mato Grosso do Sul à Ásia deve ajudar com a tarifa de 50% imposta ao Brasil pelo presidente americano, Donald Trump, segundo avaliação do vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD).
O governador Eduardo Riedel (PSDB) visita três países na Missão Ásia e hoje (11) está no Japão.
Segundo Barbosinha, o mercado asiático é o grande parceiro do Estado. “Sem dúvidas, essa viagem à Ásia vai ajudar. Quase 50% do produto de MS é exportado para a Ásia. Para [abrir] novos mercados, a viagem é bem importante”.
Contudo, o vice-governador não descarta o diálogo entre Brasil e EUA. “O diálogo com os EUA deve continuar, é fundamental. A questão estratégica é dialogar e resolver o problema do tarifaço o mais rápido possível”, disse.
Sétima fábrica de celulose em MS
Ainda, Barbosinha afirmou que Riedel está ‘muito’ animado com as conquistas para o Estado na Ásia e que é provável a sétima fábrica em MS. “O governador está bem animado e tem relatado conversas muito importantes que teve na Índia, visitando governadores. Conversando com empresários, levando a Rota Bioceânica e o que ela representa. Encerra a viagem em Singapura, possivelmente fechando a sétima fábrica de celulose no nosso Estado, que é a gigante Bracell”.
A Bracell anunciou a construção da sua primeira fábrica em Mato Grosso do Sul no município de Bataguassu. Entretanto, há a possibilidade de uma segunda fábrica em Água Clara, e é o que busca o governo sul-mato-grossense.
Missão Ásia
A Missão Ásia do Governo de Mato Grosso do Sul acontece em três países, sendo: Singapura, Japão e Índia. O primeiro desembarque foi em Mumbai, cidade indiana, com a primeira agenda no dia 6.
No segundo dia de agenda em Mumbai, na Índia, o governador Eduardo Riedel (PSDB) apresenta a potência agroambiental de Mato Grosso do Sul durante o Lide Brazil Índia Fórum.
Na quinta-feira (7), o mercado asiático conheceu as potencialidades de MS, liderança em segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade.
O governador ainda falou sobre a Rota Bioceânica, que consolida a conexão e amplia as oportunidades globais para o Brasil.
No dia 6, foi a primeira agenda dos representantes sul-mato-grossenses durante a Missão Ásia, e o encontro foi com o governador de Maharashtra, na Índia, C. P. Radhakrishnan.
“Nos reunimos com o governador de Maharashtra, Radhakrishnan, e com representantes da Mahindra, fortalecendo oportunidades de novos negócios e discutindo parcerias em tecnologia, intercâmbio e relações empresariais”, explicou o deputado Gerson Claro (PP), que participa da missão.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***