Pular para o conteúdo
Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas
Vinicios Araujo -
Nelsinho e Tereza, senadores de MS, lideram comitiva nos EUA por pacificação tarifária. Foto: Reprodução/Redes sociais

Em meio ao impasse tarifário instaurado após o anúncio do ex-presidente Donald sobre a imposição de uma tarifa de 50% às exportações brasileiras a partir de 1º de agosto, senadores da comitiva brasileira que está nos Estados Unidos intensificaram nesta segunda-feira (28) as articulações junto ao setor privado norte-americano.

Imagens divulgadas pelo senador (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal e líder da comitiva nos EUA, mostram a delegação em reunião com representantes da Câmara de Comércio dos EUA e das maiores empresas norte-americanas, acompanhados da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti.

No encontro, foi debatida a elaboração de uma carta conjunta da entidade com as autoridades norte-americanas, solicitando a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas.

A movimentação dos parlamentares ocorre dias após a entidade e a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, divulgarem nota conjunta na qual classificam a medida anunciada por Trump como prejudicial à relação econômica entre os dois países.

No comunicado, ambas as instituições alertam que a tarifa poderá afetar negativamente cadeias de suprimentos, elevar custos para consumidores norte-americanos e comprometer a competitividade de setores-chave da economia dos EUA.

Além disso, destacam que mais de 6.500 pequenas empresas americanas dependem de produtos brasileiros, e que o Brasil figura entre os 10 principais destinos das exportações dos Estados Unidos, movimentando cerca de US$ 60 bilhões em bens e serviços anualmente.

A agenda desta segunda-feira da comitiva brasileira tem sido focada no convencimento do setor privado e na busca por apoio institucional para reverter ou, ao menos, adiar o início da nova política tarifária. A estratégia tem sido reforçar os impactos econômicos negativos para ambos os lados e demonstrar a disposição do Brasil para o diálogo diplomático.

Até o momento, não houve resposta formal do governo dos Estados Unidos sobre uma eventual revisão ou suspensão da medida. A missão brasileira segue em Washington e deve manter reuniões com representantes do Congresso norte-americano e do Departamento de Estado nos próximos dias.

Na terça-feira (29), a delegação tem reunião com políticos do partido Republicanos, o mesmo partido de Donald Trump.

No sábado (26) e no domingo (27), os parlamentares tiveram uma reunião preparatória. Além de e Tereza, Esperidião Amin (PP-SC), astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL) participaram.

A reunião preparatória teve o objetivo de alinhar os principais pontos de discussão que vão ter com congressistas e empresários norte-americanos nos próximos dias. Além disso, os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) se juntaram aos colegas no domingo.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Ônibus de turismo em Corumbá são destruídos por fogo e suspeita é de incêndio criminoso

Motociclista morre ao perder controle e cair em estrada vicinal em MS

senadores bolsonaro

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenham êxito nos EUA

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

Motoentregador morre em acidente durante entrega de marmitas para funcionários em Água Clara

Motoentregador estava trabalhando na empresa há 3 meses

Bastidores

[ BASTIDORES ] De quem é o filho?

Veja também a transformação, a política que 'virou onça' e explicação sobre adesivaço e buzinaço

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

O Palácio do Planalto destituiu o Centrão do comando do setor nuclear e a dança das cadeiras mexe com dezenas de cargos importantes

Indústrias Nucleares do Brasil (INB) – que cuida da extração e utilização do urânio nas usinas de Angra – vai ficar com o PSD do Rio

Polícia

Mulher é encontrada com ferimentos na cabeça em aldeia de Dourados

Cunhado da vítima é suspeito pela agressão