Em meio ao impasse tarifário instaurado após o anúncio do ex-presidente Donald Trump sobre a imposição de uma tarifa de 50% às exportações brasileiras a partir de 1º de agosto, senadores da comitiva brasileira que está nos Estados Unidos intensificaram nesta segunda-feira (28) as articulações junto ao setor privado norte-americano.
Imagens divulgadas pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal e líder da comitiva nos EUA, mostram a delegação em reunião com representantes da Câmara de Comércio dos EUA e das maiores empresas norte-americanas, acompanhados da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti.
No encontro, foi debatida a elaboração de uma carta conjunta da entidade com as autoridades norte-americanas, solicitando a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas.
A movimentação dos parlamentares ocorre dias após a entidade e a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, divulgarem nota conjunta na qual classificam a medida anunciada por Trump como prejudicial à relação econômica entre os dois países.
No comunicado, ambas as instituições alertam que a tarifa poderá afetar negativamente cadeias de suprimentos, elevar custos para consumidores norte-americanos e comprometer a competitividade de setores-chave da economia dos EUA.
Além disso, destacam que mais de 6.500 pequenas empresas americanas dependem de produtos brasileiros, e que o Brasil figura entre os 10 principais destinos das exportações dos Estados Unidos, movimentando cerca de US$ 60 bilhões em bens e serviços anualmente.
A agenda desta segunda-feira da comitiva brasileira tem sido focada no convencimento do setor privado e na busca por apoio institucional para reverter ou, ao menos, adiar o início da nova política tarifária. A estratégia tem sido reforçar os impactos econômicos negativos para ambos os lados e demonstrar a disposição do Brasil para o diálogo diplomático.
Até o momento, não houve resposta formal do governo dos Estados Unidos sobre uma eventual revisão ou suspensão da medida. A missão brasileira segue em Washington e deve manter reuniões com representantes do Congresso norte-americano e do Departamento de Estado nos próximos dias.
Na terça-feira (29), a delegação tem reunião com políticos do partido Republicanos, o mesmo partido de Donald Trump.
No sábado (26) e no domingo (27), os parlamentares tiveram uma reunião preparatória. Além de Nelsinho e Tereza, Esperidião Amin (PP-SC), astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL) participaram.
A reunião preparatória teve o objetivo de alinhar os principais pontos de discussão que vão ter com congressistas e empresários norte-americanos nos próximos dias. Além disso, os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) se juntaram aos colegas no domingo.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***