Relatado por deputado de MS, PL que desobriga pessoas com marca-passo a passar por detector de metal avança no Congresso
Proposta ainda será analisada pela CCJ da Câmara e pelo Senado
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, projeto de lei que desobriga pessoas com marca-passo de passar por detectores de metal em estabelecimentos públicos ou privados. A proposta foi relatada pelo deputado federal de Mato Grosso do Sul, Dr. Luiz Ovando (PP).
Os marca-passos são dispositivos eletrônicos implantados junto ao coração que monitoram e regulam os batimentos cardíacos.
Conforme o projeto de lei, para obter a dispensa, o portador do dispositivo deve apresentar um atestado médico assinado e carimbado pelo médico responsável comprovando o uso do aparelho. Nesses casos, a revista pessoal será feita manualmente, devendo ser garantida a integridade física, a saúde e a dignidade da pessoa revistada.
De acordo com o divulgado pela Agência Câmara, a proposta prevê ainda que estabelecimentos que possuam detectores de metal deverão fixar em local visível o seguinte aviso: “Atenção! Dispensada a passagem de portador de marca-passo ou de aparelhos similares mediante apresentação de comprovante dessa condição”.
Luiz Ovando propôs a aprovação do substitutivo adotado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado com mudanças em termos da área da saúde e para melhorar o texto.
O novo texto, que substitui o Projeto de Lei 3842/23, do deputado Marx Beltrão (PP-AL), inclui a obrigatoriedade da revista manual na proposta. A proposta segue agora para a análise conclusiva da Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Notícias mais lidas agora
- Entregador que só trabalha vestido de Homem-Aranha revela ter largado carreira no Direito: ‘não gostava’
- Consórcio Guaicurus ameaça reajuste com número enganoso; 7 capitais aumentaram tarifa em 2025
- Patrola não quer indenizar família de motociclista que morreu em acidente com caminhão da ALS
- De volta à natureza: Tamanduá ‘Luizinho’ é solto após sobreviver aos incêndios no Pantanal
Últimas Notícias
Pedro Bial revela melhor estratégia para vencer o BBB: “Enredo clássico”
Ex-comandante do BBB, Pedro Bial bota a boca no trombone e revela qual é a melhor estratégia para conquista o público e vencer o programa
Motociclista morre após colidir com carreta na MS-164
A vítima chegou a ser socorrida e foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu
Piora estado de saúde de jovem baleada pela PRF na noite de Natal
Juliana Rangel, de 26 anos, voltou a respirar com ajuda de aparelhos
Prefeitura deposita salário dos servidores de Campo Grande referente a dezembro
Salário está creditado e cai na conta ainda nesta quarta-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.