Pular para o conteúdo
Política

Raquel Lyra toma frente, deixa PSDB e se filia ao PSD de Gilberto Kassab

Em Mato Grosso do Sul, Riedel tem conversado com lideranças de outras siglas
Mariane Chianezi -
Raquel Lyra se filia ao PSD nesta segunda-feira (10) | (divulgação)

Enquanto o avalia fusão com outro partido, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decidiu deixar o ninho tucano e migrar para o PSD de Gilberto Kassab. O PSDB tinha, até então, três governadores de Estado, restando apenas Eduardo Riedel, em Mato Grosso do Sul, e Eduardo Leite, governador do .

A cerimônia de filiação de Raquel Lyra está marcada para acontecer nesta segunda-feira, 10 de março, no Recife, às 19h. O presidente nacional do PSD, Kassab, estará presente.

Lyra pretende se candidatar à reeleição e, conforme a publicação, precisa de uma sigla mais forte para ter chances de vitória contra eventual candidatura de João Campos (PSB), prefeito de Recife.

O PSDB tem perdido força a cada eleição. Em 2024, nacionalmente, ficou ainda menor em número de prefeitos e vereadores. Em Mato Grosso do Sul, apesar de queda no número de prefeituras – de 51 para 44, mas ainda é o partido com maior representatividade no Estado. Porém, perdeu 13% das prefeituras sob o comando do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB)

Na Câmara dos Deputados, a sigla atua como uma federação com o Cidadania e tem só 17 dos 513 assentos na Casa. A bancada federal de MS conta com três deputados do PSDB, sendo Dagoberto Nogueira, e Beto Pereira.

Fusão em negociação

Em 14 de fevereiro, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, esteve em Campo Grande em reunião com Riedel. “O encontro teve como pauta discussões sobre política nacional e projetos nos quais o partido pode contribuir para o futuro do país”, escreveu Perillo sobre o encontro.

Perillo já se reuniu com o presidente do PSD, Gilberto Kassab e também já esteve em encontro com Michel Temer e o presidente do MDB, Baleia Rossi. E na última semana, teve encontro com a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu.

‘PSDB não está em extinção’

Em entrevista a CNN, Eduardo Riedel comentou sobre o futuro do PSDB. Ele comentou sobre eventual união com outra sigla e disse que ninho não está em extinção.

“É uma mudança conceitual e precisamos lembrar que o Brasil está em uma reforma política. A gente tinha forças políticas muito bem definidas e em menor número. Não consigo identificar 35 ideologias no Brasil e nem no mundo inteiro, para ter 35 partidos [no país]. Realmente apoio a reestruturação dos partidos e diminuição que vem acontecendo naturalmente. O PSDB é um partido histórico e não sei se está em extinção”, disse.

Ele menciona que, no atual cenário, partidos que perderam muito espaço têm sido pressionados a pensar e discutir com outros partidos a se unirem. “Marconi Perillo tem conduzido conversas com diferentes frentes. Acho que o essencial é manter os valores do PSDB que o fundaram e fizeram as reformas no Brasil”, afirmou.

Perillo afirmou ‘priorizar continuidade’ do PSDB

Lideranças históricas do PSDB não estariam contentes com eventual fusão ou incorporação do partido com outra sigla. Marconi Perillo, que tem conversado com outras executivas para avaliar fusão, afirmou que deve ‘priorizar continuidade’ do PSDB.

“Nós vamos continuar conversando, mas sem essa pressão exagerada aí de tomar uma decisão sem que haja uma convergência em torno das ideias. Nós não somos um partido qualquer, é um partido que tem uma grande história, tem um legado, tem uma imensa gama de serviços para o país e a gente tem responsabilidade com essa história toda”, comentou.

Ainda segundo ele, a ideia da fusão veio à pauta para que os filiados pudessem ter um desempenho melhor nas eleições de 2026 para o Legislativo e também na disputa dos Governos estaduais. Internamente, a fusão não teria sido descartada, mas aconteceria apenas se a nova formação tivesse com nome PSDB ou com abreviação que relembre o nome dos tucanos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa de Bolsonaro se manifesta sobre operação da PF: ‘indignação’

Nasce Bernardo, o primeiro filho de Dani Calabresa e Richard Neuman: ‘Amor’

Campo Grande cria protocolo para atender população de rua em dias de frio intenso

Pavimentação em rodovia estadual de Selvíria terá custo de R$ 39,3 milhões

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

bolsonaro

Por ordem do STF, Bolsonaro vai usar tornozeleira eletrônica e ficar sem redes sociais

Criminosos são presos após roubo a comércio em MS e prejuízo de R$ 21 mil

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Secretaria de educação divulga resultado de seleção para auxiliar pedagógico; confira

A seleção ofertou 160 vagas para profissionais com licenciatura plena e especialização em Educação especial

Cotidiano

Não é golpe: pesquisa do Ministério da Saúde vai visitar famílias em cidades de MS

Campo Grande e Corumbá foram as duas cidades de Mato Grosso do Sul escolhidas para participar do Enani 2025 (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil)

Política

Vereadores do PT e PL vêm justiça e perseguição em operação contra Bolsonaro

Bolsonaro foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica e está impedido de usar as redes sociais

Política

‘Estranheza e repúdio’: PL questiona medida do STF que determinou tornozeleira em Bolsonaro

STF determinou medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, por Jair Bolsonaro