Pular para o conteúdo
Política

Quatro dos cinco maiores municípios de MS já definiram líderes do Executivo nas Câmaras

Na capital, prefeita disse que o nome está em construção e pode não ser de partido
Marcus Moura -
Líderes dos Executivos de Dourados (superior esquerdo), Ponta Porã (inferior esquerdo), Três Lagoas (superior direito) e Corumbá (inferior direito). (Fotos: Reprodução Câmaras Municipais)

Dos cinco maiores municípios de , quatro já definiram o nome para a liderança do Executivo nas respectivas Câmaras Municipais para o ano legislativo de 2025. Em Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou nesta semana que o nome está sendo construído entre aliados.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Corumbá

Dr. Gabriel, deputado Paulo Duarte e o vereador Chicão Vianna durante filiação do parlamentar ao PSB em março de 2024. (Reprodução/Redes Sociais)

No extremo oeste do Estado, em Corumbá, distante 417 quilômetros da capital, o prefeito Dr. Gabriel (PSB) anunciou o colega de partido Chicão Vianna para o posto. Vereador no terceiro mandato, o parlamentar dividiu o plenário com o atual prefeito durante seu tempo na Casa de Leis.

“Uma pessoa que é da minha confiança e que tem um trabalho muito forte junto à população, vai ser nosso líder para estar em contato com os vereadores e com a população”, disse o prefeito ao Midiamax.

Crítico da antiga gestão, o vereador afirma que a principal pauta do Executivo na Câmara é resgatar a credibilidade e o crescimento do município. “Durante os últimos sete anos, eu acredito que nós andamos muito para trás. Então, com essa gestão nova do prefeito Gabriel e da Bia Cavassa (vice-prefeita), nós temos que levar Corumbá para frente. E levar Corumbá para frente é dentro da Câmara Municipal também, buscando, dentro de qualquer divergência política, a convergência e buscando a base do diálogo.”

Ele também afirma que a recuperação do diálogo entre os pares da Casa é fundamental. “Nos dois mandatos anteriores, em que muitas pautas eu dizia que isso aqui poderia ser melhor, poderia ser feito assim, e eu não tinha essa oportunidade. Vinha ‘guela abaixo’ e tinha que ser (sem diálogo). Acredito que nós temos que buscar audiências públicas, acredito que nós temos que buscar, com excelência, o diálogo”, ressalta.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Ponta Porã

Vereador Jelson Bernabé, prefeito Eduardo Campos e o procurador do município. (Foto: Reprodução/PMPP)

Na região sul do Estado, em , distante 312 quilômetros de Campo Grande, o prefeito Eduardo Campos () indicou o vereador Jelson Bernabé (REPUBLICANOS) para assumir a liderança do Executivo, citando o bom trânsito do parlamentar como um dos fatores para a decisão.

“Eu o indiquei, primeiro, pelo bom grau de relacionamento que a gente tem. É um vereador experiente e possui uma certa ascendência sobre os colegas, é bem-quisto e muito bem relacionado”, disse.

A reportagem fez diversas tentativas de contato com o vereador durante a semana, por meio de ligações e mensagens, mas não obteve resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.

Três Lagoas

Dr. Cassiano Maia (à direita) e o vereador Sgt. Rodrigues (à esquerda) durante posse. (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Na região leste, em Três Lagoas, distante 326 quilômetros de Campo Grande, o prefeito Dr. Cassiano Maia indicou o vereador mais votado nas eleições de 2024, o Sargento Rodrigues (PP) para liderança. Em seu terceiro mandato na Casa de Leis, o parlamentar foi escolha fácil, segundo o chefe do Executivo.

“A gente não teve dificuldade nenhuma de escolher o nome dele para representar o Executivo dentro da Câmara Municipal. E, no mais, é um homem que sempre prezou pelos melhores princípios de bons costumes na sociedade de Três Lagoas”, destacou.

O vereador disse que recebeu com muita honra o convite para assumir o posto. Ele destacou a transparência e a construção de mecanismos anticorrupção como uma das bandeiras a serem trabalhadas na Casa pelo Executivo.

“O Dr. Cassiano é uma pessoa pública com uma reputação ilibada. Vamos trabalhar bastante essa pauta na Câmara, mas também pautas que garantam o bem-estar da nossa população, defendendo sempre os interesses das pessoas de Três Lagoas”, disse.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Campo Grande

adriane reforma salário julgamento
Prefeita Adriane Lopes durante sessão na Câmara Municipal (Helder Carvalho, Midiamax)

Faltando poucos dias para o retorno das sessões na Câmara de Vereadores de Campo Grande, na próxima segunda-feira (17), a prefeita Adriane Lopes (PP) ainda não tem um líder na Casa de Leis. A chefe do Executivo afirmou, na quarta-feira (12), que o nome é uma “construção para o início deste ano legislativo” e não descarta a possibilidade de ser alguém de fora do Progressistas.

O cargo foi ocupado até o fim do ano passado pelo vereador Beto Avelar (PP), que deixou a função à disposição em dezembro, após o fim do ano legislativo. O líder da prefeita é responsável por ser um articulador e responder às críticas ao Executivo. Adriane Lopes explicou que ainda não há um nome definido.

“Pode ser tanto da minha base aliada, quanto de vereador de outro partido. Eu acho que é uma construção, uma liderança tem que estar disposta a ser o líder, a conhecer a realidade da cidade. Então, acredito que esse é um cargo importante e que está aberto para essa construção agora, independentemente de partido”, afirmou a prefeita.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Dourados

O vereador Márcio Pudim reunido com o prefeito Marçal Filho, com o secretário de Governo, João Alcântara e com o chefe de Gabinete, Juarez de Oliveira. (Foto: Reprodução/PMD)

Em , situada a 230 quilômetros de Campo Grande, o prefeito Marçal Filho (PSDB) convidou o aliado de partido Márcio Pudim para representar a administração municipal na Câmara de Vereadores.

“Escolhemos um líder habilidoso, capaz de dialogar com todos os vereadores, atento às suas opiniões, e capaz de extrair as melhores propostas para que possamos construir um governo mais inclusivo e focado no bem-estar da população de Dourados”, afirmou o prefeito.

O vereador Márcio Pudim, por sua vez, expressou surpresa ao receber o convite do prefeito para assumir a liderança do Executivo na Câmara. “Após a surpresa, fiquei feliz ao perceber que a escolha do prefeito se baseou no trabalho realizado durante meu primeiro mandato e no meu perfil conciliador, sempre voltado para o diálogo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explicou.

“Vejo que a atual composição da Câmara já percebeu que este governo será diferente, com foco no cuidado das pessoas e no desenvolvimento da cidade. Por isso, não vejo dificuldades em tramitar os projetos da Prefeitura na Câmara, nem em levar as solicitações dos vereadores ao Executivo”, concluiu.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Últimas Notícias

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas

Política

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad neste final de tarde de quarta-feira