Pular para o conteúdo
Política

PSDB e Podemos definem esta semana sobre incorporação ou fusão dos partidos

Em caso de fusão, os dois partidos se tornariam um só; incorporação seria como se o Podemos grudasse no PSDB, que seguiria PSDB
Celso Bejarano -
psdb
PSDB e Podemos vão decidir como será a união dos partidos (Reprodução)

Depois de meses de conversas e desconversas, e anunciaram que definem na terça-feira (29) que rumo tomam daqui em diante já de olho nas eleições do ano que vem. É certo que vão se juntar, resta apenas saber de que modo.

Por um lado, o PSDB do atual governador sul-mato-grossense, Eduardo Riedel, deve adotar a mesma linguagem política defendida pelo Podemos, da senadora Soraya Thronicke.

O PSDB, partido maior em número de filiados do que o Podemos, também conhecido como PODE, quer se juntar à sigla parceira por meio do que a justiça eleitoral chama de incorporação.

E o que representa isso? Selado o acordo nesta linha, a da incorporação, os tucanos, como são chamados os integrantes do PSDB, não podem deixar a legenda de imediato. Já os membros do PODE, ficariam livres para troca de partido.

Há uma corrente entre os tucanos indicando que, se firmada a parceria com o Podemos, muitos membros fugiriam do partido e se filiariam a outras legendas.

Já o PODE, da senadora Soraya, briga pela união dos partidos por meio do que o TSE classifica como fusão, ou seja, as duas siglas tornariam uma só. Neste caso, os atuais donos dos mandatos, poderiam deixar seus partidos logo.

Entre os filiados ao Podemos e ao PSDB, há quem aposte na incorporação e na fusão para se juntarem. Ou seja, não há nada definido.

Quem é o PSDB

O PSDB é uma sigla tida como de centro, às vezes associado à centro-esquerda ou à centro-direita.

Criada em 1988 e registrada de vez em 1989, surgiu a partir de uma cisão do MDB que mesclava a social-democracia e o liberalismo econômico e social. Seu símbolo é um tucano nas cores azul e amarela. Por esta razão, seus membros são, normalmente, chamados “tucanos”, e raramente de “peessedebistas”. Em dezembro de 2024, o partido tinha 1.297.724 filiados, sendo o quinto maior do país.

Além de ser o partido do ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, ao longo da história, o PSDB deu apoio aos ex-presidentes Itamar Franco e Michel Temer e fez oposição aos ex-presidentes Fernando Collor, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

No início, o PSDB deu apoio e participou da base do governo de Jair Bolsonaro, do PL, porém entrou para a oposição em setembro de 2021.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Quem é o Podemos

O Podemos (PODE), originalmente chamado Partido Trabalhista Nacional (PTN), é um partido de centro-direita à direita. A legenda tem sido comandada pela família Abreu (Dorival de Abreu, José Masci de Abreu e Renata Abreu) desde sua fundação em 1995.

Em 2016, mudou seu nome para “Podemos” inspirado no lema da campanha de Barack Obama à presidência dos EUA, “sim, nós podemos” (em inglês: “yes, we can”); oficializado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em maio de 2017.

Em dezembro de 2018, o partido incorporou o Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Em 2022, iniciou o processo de incorporação do Partido Social Cristão (PSC), realizando convenção conjunta em dezembro do mesmo ano. Em 16 de junho de 2023, a incorporação foi homologada pelo TSE. Com a incorporação, seu número eleitoral passou a ser 20.

Em outubro de 2024, possuía 814.273 filiados, sendo o nono maior partido brasileiro.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Últimas Notícias

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada