Pular para o conteúdo
Política

Projeto quer antecipar aulas teóricas da autoescola um ano antes da idade mínima em MS

O projeto proíbe expressamente que esses jovens façam os exames escritos e de direção, exigidos para a obtenção do documento, antes de completarem a idade mínima legal
Vinicios Araujo -
(Foto: Arquivo, Midiamax)

apresentado na (Assembleia Legislativa de ) pretende autorizar que jovens iniciem as aulas teóricas da autoescola um ano antes de atingirem a idade mínima exigida para cada categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta é do deputado estadual João Henrique (PL) e, se aprovada, será válida em todo o Estado.

Pelo texto, adolescentes poderão ingressar nas autoescolas para a formação teórico-técnica da CNH mesmo antes da maioridade, desde que respeitada a restrição de não realizar provas práticas nem abrir processo formal junto ao Detran. 

O projeto proíbe expressamente que esses jovens façam os exames escritos e de direção, exigidos para a obtenção do documento, antes de completarem a idade mínima legal.

O que diz a legislação atual

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que o processo de habilitação seja iniciado somente a partir dos 18 anos para a categoria A (motos) ou B (carros). Já para categorias profissionais como D e E, é necessário ter, no mínimo, 21 anos.

O processo é composto por etapas teóricas, exame psicotécnico, exame médico, aulas práticas e provas finais. Nenhuma delas pode ser realizada sem a abertura do processo de habilitação no Detran, o que exige o cumprimento da idade mínima legal.

Na justificativa, o autor defende que a antecipação das aulas teóricas não fere a legislação federal, já que não permite a condução de veículos por menores de idade. 

Segundo Catan, a medida pretende aliviar a ansiedade dos jovens diante das provas teóricas, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho para quem precisa da CNH como diferencial competitivo.

O projeto também cita como precedente a Resolução n. 265, do Contran, que autoriza, desde 2007, a oferta do conteúdo teórico de trânsito como atividade extracurricular no ensino médio, embora sem efeito direto na emissão da CNH.

A proposta chegou até a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que definiu como relator o líder governista, deputado Pedro Pedrossian (PSD).

***

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Boletim da Safra 25/26 aponta MS com 11,3% da produção nacional de cana-de-açúcar

Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli

Cate Blanchett repete look Armani e brilha no Festival de Veneza

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Notícias mais lidas agora

Criminoso que estuprou menina de 6 anos morre em troca de tiros com a polícia em Campo Grande

VÍDEO mostra conhecido levando menina de 6 anos antes de matá-la em Campo Grande

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

israel

Ataques aéreos de Israel atingem a capital do Iêmen

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO mostra desespero de mãe ao saber que Emanuelly estava morta: ‘Minha filha!’

A menina foi sequestrada, estuprada e morta estrangulada em Campo Grande

Cotidiano

Abram portas e janelas para o inseticida entrar: borrifação do fumacê percorre 3 bairros

Serviço será realizado nesta quinta-feira (27) das 16 às 22 horas

Política

‘Inaceitável’: deputado Rinaldo Modesto defende exposição de pedófilos após caso Emanuelly

Menina de seis anos foi estuprada e morta por pedófilo que já cometeu outros abusos

Le Blog Maria Antonia

Beyoncé conquista título de maior artista feminina de R&B do século 21

Beyoncé segue reafirmando seu reinado na música. A cantora foi eleita pela Billboard como a maior artista feminina de R&B do século 21, título que celebra sua relevância, talento e impacto cultural. O ranking, divulgado nesta semana, coloca a estrela no topo entre as mulheres e em segundo lugar na classificação geral, ficando atrás apenas … Continued