Pular para o conteúdo
Política

Projeto quer antecipar aulas teóricas da autoescola um ano antes da idade mínima em MS

O projeto proíbe expressamente que esses jovens façam os exames escritos e de direção, exigidos para a obtenção do documento, antes de completarem a idade mínima legal
Vinicios Araujo -
(Foto: Arquivo, Midiamax)

apresentado na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pretende autorizar que jovens iniciem as aulas teóricas da um ano antes de atingirem a idade mínima exigida para cada categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta é do deputado estadual João Henrique (PL) e, se aprovada, será válida em todo o Estado.

Pelo texto, adolescentes poderão ingressar nas autoescolas para a formação teórico-técnica da CNH mesmo antes da maioridade, desde que respeitada a restrição de não realizar provas práticas nem abrir processo formal junto ao Detran. 

O projeto proíbe expressamente que esses jovens façam os exames escritos e de direção, exigidos para a obtenção do documento, antes de completarem a idade mínima legal.

O que diz a legislação atual

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que o processo de habilitação seja iniciado somente a partir dos 18 anos para a categoria A (motos) ou B (carros). Já para categorias profissionais como D e E, é necessário ter, no mínimo, 21 anos.

O processo é composto por etapas teóricas, exame psicotécnico, exame médico, aulas práticas e provas finais. Nenhuma delas pode ser realizada sem a abertura do processo de habilitação no Detran, o que exige o cumprimento da idade mínima legal.

Na justificativa, o autor defende que a antecipação das aulas teóricas não fere a legislação federal, já que não permite a condução de veículos por menores de idade. 

Segundo Catan, a medida pretende aliviar a ansiedade dos jovens diante das provas teóricas, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho para quem precisa da CNH como diferencial competitivo.

O projeto também cita como precedente a Resolução n. 265, do Contran, que autoriza, desde 2007, a oferta do conteúdo teórico de trânsito como atividade extracurricular no ensino médio, embora sem efeito direto na emissão da CNH.

A proposta chegou até a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que definiu como relator o líder governista, deputado Pedro Pedrossian (PSD).

***

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Se for sua hora, aceite’, disse Gilberto Gil quando Preta Gil estava em quadro grave

Emissão de laudos e manutenção de equipamentos médicos vão custar R$ 23,7 milhões a MS

Motorista fica ferido após bater contra carreta na BR-262, em Campo Grande

aposentadoria inss

Reembolso de descontos ilegais do INSS começa a ser pago na quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Mulher é esfaqueada no abdômen por confeiteira e tem vísceras expostas em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Cezário faz nova tentativa de levar sua destituição da FFMS ao STJ

Assembleia tirou Cezário da presidência após 28 anos na FFMS

Polícia

Ex-policial civil é presa por desvio de fianças de delegacia em Campo Grande 

Ex-escrivã havia sido condenada a 5 anos por peculato

Política

Comissão Parlamentar de Recesso na Câmara de Campo Grande tem 1ª semana sem urgências

Seis vereadores fazem parte da comissão, sendo quatro do PSDB, um do PP e outro do Podemos

Cotidiano

Coophavilla II recebe ação itinerante da CCZ na próxima sexta-feira

Atendimento oferece exames para cães e gatos e identificação de espécies de escorpiões