Um projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) solicita a criação de um núcleo estadual de estudos sobre maus-tratos e abandono de animais, para analisar, monitorar e propor políticas voltadas para a prevenção, combate e mitigação dos casos de maus-tratos e abandono de animais.
De autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), a proposta indica que, caso seja criado, o núcleo será vinculado à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), podendo atuar em parceria com instituições de ensino superior, ONGs, conselhos profissionais e outros órgãos públicos e privados.
Ainda conforme o projeto, o núcleo terá as seguintes atribuições:
- Realizar estudos e pesquisas sobre as causas, impactos e prevalência de maus-tratos e abandono de animais no estado;
- Identificar padrões regionais e sociais que contribuam para os casos de maus-tratos e abandono;
- Propor medidas preventivas e políticas públicas para enfrentamento do problema;
- Desenvolver e divulgar relatórios periódicos sobre a situação dos animais em situação de vulnerabilidade no estado;
- Promover campanhas educativas e de conscientização sobre posse responsável e proteção animal;
- Articular parcerias com instituições de ensino, pesquisa e ONGs para promover capacitações, debates e eventos voltados à causa animal;
- Contribuir para a criação e atualização de normas e legislações relacionadas à proteção animal.
Assim, o núcleo teria parcerias com a delegacia de proteção aos animais, conselhos de medicina veterinária e zootecnia, centros de triagem e reabilitação de animais e instituições de proteção e abrigos.
Conforme a justificativa do autor do projeto, estudos em outros estados e países demonstram que a criação de núcleos especializados é uma estratégia eficaz para combater o abandono e os maus-tratos de animais. “E a implementação desta Lei reafirmaria o compromisso de Mato Grosso do Sul com a causa animal, alinhando-se às práticas de proteção e bem-estar animal a nível nacional”.
Com a Alems está em recesso, o projeto será analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) apenas em agosto.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***