Pular para o conteúdo
Política

Projeto de lei quer barrar cobrança de TAC em consignados de MS

Proposta destina-se a empréstimos consignados contratados por servidores públicos ativos, inativos e pensionistas da administração direta e indireta do Estado
Renata Volpe -
coronel david
Deputado estadual, Coronel David. (Divulgação, Alems)

Começou a tramitar na (Assembleia Legislativa de ) um projeto de lei que proíbe a cobrança da TAC (Taxa de Abertura de Crédito) e quaisquer outras taxas, tarifas ou encargos administrativos, sob qualquer denominação, sobre os empréstimos consignados contratados por servidores públicos ativos, inativos e pensionistas da administração direta e indireta do Estado.

A proposta é do deputado estadual Coronel David (PL). Segundo o texto, fica proibida a destinação de qualquer valor incidente nos juros cobrados pelas instituições financeiras para órgão ou entidade da Administração Direta ou Indireta.

Caso a lei seja sancionada pelo governo, serão abrangidos todos os contratos de empréstimo consignado realizados junto a instituições financeiras públicas ou privadas que operem mediante convênio com o Estado ou suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Conforme a justificativa apresentada junto ao texto do projeto de lei, a proposta visa adequar a legislação estadual no que tange aos empréstimos consignados contratados por servidores públicos, visando à proteção e a promoção de relações financeiras mais justas e transparentes.

Justificativa

Coronel David diz ainda que o poder de compra dos servidores diminui com pagamentos de taxas. “A realidade econômica exige que os servidores, muitas vezes, recorram a empréstimos consignados para suprir suas necessidades financeiras. Contudo, a incidência de diversas taxas e encargos, como a Taxa de Abertura de Crédito e outras tarifas administrativas, sob variadas denominações, acaba por onerar significativamente esses empréstimos. Tal prática diminui o poder de compra dos servidores e contribui para o seu endividamento, comprometendo seu bem-estar financeiro e a capacidade de planejamento”.

O projeto de lei será analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adriane Lopes confirma novo projeto do estacionamento rotativo para este semestre

(Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Sapatos e bolsas a partir de R$ 5: Feirão da AACC-MS acontece na terça-feira

Traficante abandona carga de maconha após perseguição em Mundo Novo

Doença de Lyme: Entenda o que é a infecção que acometeu Justin Timberlake

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

padre preta gil

Padre que criticou orixás de Preta Gil é investigado pela polícia: ‘queria que o diabo viesse e levasse’

Últimas Notícias

Famosos

William Bonner comenta vazamento de cenas de amor intenso na redação do Jornal Nacional: ‘muito explícito’

"Uma porção de gente copulando e fazendo posições estranhas", descreveu Bonner sobre cena vazada

Polícia

Em celebração ao aniversário de Campo Grande, base móvel da Guarda ficará um mês no Centro

Esta é a terceira edição em 2025 da ação intitulada “Guarda em Ação”, que visa intensificar a segurança em uma região da Capital

Polícia

Idosa de 81 anos é agredida com pauladas na cabeça em comunidade indígena de Dourados

Vítima voltava tinha vido parentes e voltava para casa

Cotidiano

‘Perigo’: Inmet alerta para umidade abaixo de 20% na Capital e outras 38 cidades de MS

Na quinta-feira (31), Chapadão do Sul foi a cidade mais seca do Brasil, com apenas 11% de umidade relativa do ar