Pular para o conteúdo
Política

Programa de financiamento para desafogar demanda reprimida em hospitais de MS é apresentado na Alems

Secretário quer que recursos sejam mais bem empregados conforme a demanda e produção dos hospitais
Fábio Oruê, Renata Volpe -
hospitais
Secretário esteve na Alems. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, apresentou aos deputados estaduais nesta terça-feira (1°) o programa de financiamento a 66 hospitais do interior de para tentar desafogar a demanda reprimida no Estado.

O plano prevê que as unidades hospitalares que atuam como pequena e média complexidade recebam recursos que podem desencadear melhorias e, assim, desafogar os hospitais de e das macrorregiões.

Conforme Maurício, o orçamento para isso já consta na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o governo já trabalha com esse recurso desde o ano passado. Em reunião na sala da presidência da (Assembleia Legislativa de MS), os deputados puderam conhecer o programa, que será publicado em Diário Oficial, por meio de resolução.

“Nós estamos partindo do princípio seguinte: fila é demanda reprimida. Se tem uma maneira de se combater a fila, é aumentando a oferta. E aí eu tiro essa repressão sobre a demanda. Então, nesse momento, o que nós queremos é ampliar a oferta de procedimentos em muitos desses hospitais que funcionam, mas que hoje produzem muito pouco. Eu quero ampliar o estímulo para eles produzirem mais”, explica Simões.

hospitais santa casa
Santa Casa. (Arquivo, Jornal Midiamax)

Maximizar os recursos

As unidades atendem em cinco linhas: urgência e emergência, materna e infantil, cirurgia-geral, geniturinário e trauma e ortopedia. O secretário afirma que, atualmente, os hospitais recebem investimentos conforme o tamanho da cidade ou população.

Conforme o projeto, recursos devem ter emprego direto seguindo a capacidade de ampliação do atendimento. “Eu tenho uma estrutura, ou seja, há um padrão mínimo para você poder aderir e fazer justo ao incentivo. Nós não queremos que os hospitais saiam fazendo procedimentos sem estarem devidamente habilitados para tal”, pontua.

Desafogar hospitais

A ideia é fortalecer os hospitais do interior para desafogar os exames que acabaram sobrecarregando hospitais de referência, como a Santa Casa de Campo Grande. “Isso aqui vai dar um choque de gestão do negócio, e eu acho que o equilíbrio no interior vai dar um equilibrado [em Campo Grande], vai parar de vir muita gente do interior para cá”, opinou o deputado Paulo Corrêa ().

“Que 60 municípios não fazem, 34 Santas Casas só, fazendo acima de 100 partos, significa que mais de 50% dos municípios não fazem. Então, essas contas são importantes a serem apresentadas aqui”, disse o presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), sobre a desigualdade nos atendimentos do interior de MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pavimentação

Drenagem e asfalto nas ruas de Rio Verde irão custar R$ 15,89 milhões

Pedreiro fica ferido após parede cair durante obra no Novos Estados, em Campo Grande

Investigação mira desvio de função com servidora da educação de Rio Brilhante

‘Para, pai’: Homem é preso após esfaquear esposa em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Gerson aposentados presidente alems assembleia carne

‘Precisa sair do debate político ideológico’, avalia Gerson Claro sobre suspensão de carne para os EUA

Últimas Notícias

Famosos

Investigador paranormal morre durante turnê com a boneca Annabelle original

Investigador paranormal, Dan Rivera viajava com Annabelle, a boneca mal-assombrada, quando morreu misteriosamente; entenda

Cotidiano

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’

Fundação alega que pagam os valores em até 30 dias

Brasil

Gonet diz que Cid omitiu fatos em colaboração e se opõe a perdão definitivo

Procurador-geral da República propôs somente redução das penas

Opinião

Lições de honestidade de meu velho Pai

Wilson Aquino*