Pular para o conteúdo
Política

Professores da rede estadual terão que passar por capacitação em primeiros socorros

Deliberação atende lei federal criada em homenagem a aluno que morreu engasgado durante intervalo; Noções de primeiros socorros nas escolas visa evitar casos semelhantes
Fábio Oruê -
professores primeiros socorros
Primeiros socorros nas escolas do Estado (Divulgação, SED)

A SED (Secretaria Estadual de Educação) divulgou nesta segunda-feira (14) deliberação que obriga da rede estadual a passarem por capacitação em noções básicas de primeiros socorros. O documento está publicado no DOE-MS (Diário Oficial de ).

A deliberação vai de encontro à Lei Lucas, de outubro de 2018. Agora, os professores de MS e demais servidores das instituições de ensino terão que passar por capacitação anual. A obrigatoriedade vale para instituições de ensino públicas e privadas da educação básica do sistema estadual de ensino.

O documento traz as especificações sobre o número de profissionais capacitados conforme o pavimento de cada instituição. Além disso, a formação deve ser feita por serviço especializado ou .

“As instituições de ensino devem incentivar a participação de professores e demais profissionais nas ações de capacitação, promovendo uma distribuição equilibrada entre os diversos setores, com especial atenção àqueles que mantêm contato frequente com o público estudantil”, diz a deliberação.

Com a formação, os profissionais devem estar habilitados a verificar sinais vitais, abordagem à vítima traumatizada, desengasgue, reanimação e protocolos em casos de síncope, crise convulsiva, hemorragias, queimaduras, intoxicação, acidente com animais peçonhentos, traumatismos superficiais, fraturas, luxações e entorses, além de imobilização e transporte.

Além disso, o não cumprimento poderá ensejar a aplicação de sanções administrativas, incluindo impacto na concessão ou renovação da autorização de funcionamento da instituição de ensino.

Lei Lucas

A Lei 13.722/2018 foi criada em homenagem ao aluno Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu após se engasgar durante o intervalo da escola, em Campinas (SP).

A repercussão motivou a criação da lei, que procura evitar casos semelhantes por meio da instrução de professores e funcionários — a primeira barreira de ajuda dos estudantes.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Após chuva, asfalto cede e erosão vira perigo para motoristas na Av. Nelly Martins

Feminicída teria tentado atacar única PM feminina antes de ser morto em confronto

Operário estreia na Série D do Brasileirão contra o Cianorte

Prefeitura de Japorã confirmou reajuste de 10% para o magistério. (PMJ, Divulgação)

Prefeitura de Japorã concede reajuste de 10% para professores da Rede Municipal

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Nem coleta escapa: Caminhão atola no Parque do Lageado 

Últimas Notícias

Cotidiano

Desalojadas de comunidade, famílias pedem doações após perderem até alimentos durante chuva

Água inundou barracos e provocou vários estragos

Polícia

Dupla é presa após tentar furtar fios em escola de música

GCM encontrou diversos fios separados no chão, porta com sinais de arrombamento e ares-condicionados danificados

Cotidiano

Homem é baleado em frente a uma conveniência no Jardim Tarumã

Vítima sobreviveu e segue internado sob cuidados na Santa Casa

Le Blog Maria Antonia

Chocolate de Dubai: O desejo viral que conquistou o mundo

A barra de chocolate “Can’t Get Knafeh of It”, criada pela FIX Dessert Chocolatier em Dubai, tornou-se um fenômeno global após viralizar no TikTok. Inspirada na sobremesa árabe knafeh, a barra combina chocolate ao leite, pistache, tahine e massa filo, oferecendo uma experiência crocante e cremosa.  O sucesso explosivo nas redes sociais, especialmente após … Continued