Pular para o conteúdo
Política

Sem aviso, CPI do Consórcio não transmite primeira oitiva online e troca especialistas

Alterações na primeira sessão com depoimentos de especialistas causou 'confusão'
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
cpi especialista
CPI tem primeiras oitivas na última semana de abril. (Madu Livramento, Midiamax)

A primeira oitiva da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus começou com a troca de especialistas nesta segunda-feira (28). Além disso, anunciada com transmissão pública, a oitiva não será compartilhada em tempo real nas redes sociais oficiais da Câmara de .

Isso porque o presidente da Comissão, vereador Lívio Leite (União ), teria solicitado a não transmissão da oitiva. Além disso, a primeira especialista que prestaria depoimento, professora Doutora Maria Lúcia Torrecilia, titular da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFMS (Universidade Federal de ), passou por substituição.

A alteração não consta em comunicado no site da Câmara de Campo Grande. Assim, Lúcia Maria Mendonça Santos, engenheira e Mestre em Mobilidade Urbana, participa da oitiva.

Profissional de Santa Catarina, Maria presta depoimento por videochamada na CPI do Consórcio. Entre os apontamentos iniciais, a especialista questionou se a reunião era privada. “É uma reunião fechada?”, disse.

Logo, os vereadores explicaram para a profissional a dinâmica. Informaram que a CPI possui reuniões públicas.

Por fim, vale lembrar que os encontros são abertos ao público em Campo Grande.

Fatos determinados

População reclama de prestação de serviço (Canal Fala Povo)

A CPI pretende investigar três fatos determinados. Além disso, o objeto de apuração é a junção de dois requerimentos de abertura da CPI, propostos por Junior Coringa (MDB) e Lívio Leite (União).

Integram o grupo da CPI os vereadores: Lívio Leite (União) como presidente, Ana Porela (PL) como relatora, Luiza Ribeiro (PT), Maicon Nogueira (PP) e Junior Coringa (MDB) como membros.

Então, confira os fatos determinados:

  • A utilização de frota com idade média e máxima dentro do limite contratual e o estado de conservação dos veículos nos últimos cinco anos;
  • O equilíbrio financeiro contratual após a aplicação dos subsídios públicos concedidos pelo Executivo Municipal de Campo Grande à empresa concessionária, por meio das Leis Complementares 519/2024 e 537/2024;
  • A fiscalização feita pela Prefeitura Municipal, pela Agereg e pela Agetran no serviço de transporte público prestado pela concessionária após a assinatura do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) perante o TCE-MS, em novembro de 2020.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Salário dos servidores estaduais estará disponível para saque a partir de 1º de maio 

Prefeita sanciona criação de corredor comercial na Avenida dos Cafezais

Portugueses reagem e chamam Brasil de Groenlândia Portuguesa

Mulher é presa enquanto transportava maconha e haxixe em ônibus na BR-262

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Voluntário é hostilizado por alimentar animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

Programe-se: Casa da Saúde suspenderá atendimento nos dias 1° e 2 de maio

Últimas Notícias

Cotidiano

Setor da construção civil prevê crescimento de 2,3% em 2025 amparado na ampliação do MCMV

Dados foram apresentados no evento Indicadores Regionais da Construção em Mato Grosso do Sul: Cenário Econômico e Perspectivas para 2025 na tarde desta segunda-feria

Famosos

Lady Gaga em Copacabana: Fãs agitam rede social da cantora na expectativa por show

Fãs brasileiros já estão ansiosos pela chegada da diva pop ao Rio de Janeiro

Cotidiano

Em Corumbá, aulas são suspensas temporariamente após aumento dos casos de síndrome respiratória

A determinação é válida de 29 de abril a 4 de maio

Le Blog Maria Antonia

Fernanda Torres e o filme ‘Ainda Estou Aqui’ ganham Prêmios Platino 2025

Após uma trajetória consagrada na temporada de premiações, incluindo uma vitória no Oscar 2025, o filme Ainda Estou Aqui voltou a ser destaque neste domingo (27) ao conquistar os principais troféus do Prêmio Platino 2025. A cerimônia, realizada em Madri, na Espanha, consagrou a produção brasileira com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção (para … Continued