Pular para o conteúdo
Política

Prefeitura estuda novo concurso da Guarda Municipal para combate à violência contra mulher

Adriane Lopes se reuniu com a ministra Cida Gonçalves após feminicídio na Capital
Dândara Genelhú, Marcus Moura -
prefeitura concurso guarda
Prefeita após reunião com ministra das Mulheres. (Madu Livramento, Midiamax)

A Prefeitura de estuda lançar um novo concurso da GCM (Guarda Civil Metropolitana) da Capital. O novo seria alternativa para auxiliar no combate à violência contra mulheres na Capital.

A informação é da prefeita Adriane Lopes (PP), que se reuniu com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, nesta terça-feira (18). O encontro tratou sobre o atendimento e medidas de combate à violência contra mulher na Capital.

“Vamos estudar todas as medidas que implementar para melhorar o atendimento e os fluxos. Talvez a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, um novo concurso, mas ainda vamos nos debruçar sobre isso”, adiantou a prefeita.

Após ampla discussão sobre atendimento na Casa da Mulher Brasileira e diversos relatos sobre falta de acolhimento das vítimas, a prefeita comentou sobre o primeiro caso de feminicídio da Capital em 2025.

Adriane Lopes pontuou que os equipamentos da Prefeitura na Casa da Mulher Brasileira não falharam. “Não foram acionados”, afirmou a prefeita.

Ministra admitiu falhas

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que existe “coletivo de falhas” no atendimento prestado na Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande. Após reunião nesta terça-feira (18), a responsável da pasta destacou que há “uma falha de atendimento”. O encontro acontece após a divulgação de áudios de Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio, descreverem atendimento ‘frio’.

“É um coletivo de falhas que vai se dando que precisa ser consertado, arrumado e a gente acha que passa por uma questão política, por uma questão de gestão do sistema”, afirmou a ministra. Cida apontou a necessidade de pensar em um sistema de tecnologia que consiga atender todos os processos de denúncia.

Além disso, registrou a preocupação com os profissionais que atendem às mulheres vítimas de violência. “Um outro problema que é a questão de qualificação dos profissionais, não é a qualificação de estudar, de formar, mas é questão de aptidão”, afirmou.

Atendimento na Deam e Casa da Mulher

Humilhação, deboche e falta de acolhimento. Essas são algumas das características apontadas em relatos sobre atendimentos na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de MS) realizados há pelo menos quatro anos na Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande. Áudios de Vanessa Ricarte sobre atendimento na quarta-feira (12) mostram que o descaso e erros grosseiros seguem presentes na .

Vanessa detalhou o atendimento na Delegacia Especializada: “bem fria e seca”. A jornalista buscou amparo e denunciou o ex-noivo, Caio Nascimento, pouco tempo antes de ser vítima de feminicídio na própria casa. Ela foi morta a facadas.

Neste domingo (16), a jornalista completaria 43 anos ao lado de amigos e familiares. Agora, deixa memória de carreira brilhante e independência, além das denúncias em gravação de voz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"

Esportes

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

O confronto foi marcado por falhas defensivas do time carioca e pelo fim do jejum de gols do atacante Vitor Roque