Durante discurso na manhã deste sábado (02), no Olímpico da Barra da Tijuca, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), sinalizou que deixará o cargo no próximo ano. Isso seria para dar lugar ao seu vice, Eduardo Cavaliere (PSD), que completará 31 anos em setembro.
A fala de Paes então reforça os rumores de que ele concorrerá à disputa do governo do Estado do Rio. “O vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, vai tirar de mim uma marca que era minha, a de prefeito mais jovem da história do Rio de Janeiro. Eu assumi aos 38, ele vai assumir aos 31 anos de idade”.
O mandato de Eduardo Paes vai até 2028. Lembrando que ele é prefeito do Rio pela ‘quarta vez’, por isso não poderia concorrer a outra reeleição. Já o jovem Cavaliere é advogado e foi eleito deputado estadual em 2022, com mais de 33 mil votos. A convite de Paes, atuou como secretário de Meio Ambiente entre 2021 e 2022 e foi secretário da Casa Civil, de 2023 a 2024.
A reportagem do Uol lembra que o discurso de Paes de hoje foi feito durante a apresentação do Planejamento Estratégico 2025-2028 da prefeitura do Rio. O plano traz metas e projetos em áreas como segurança, infraestrutura, gestão e economia.
A propósito, a segurança tem sido tema prioritário e este setor deve ser um dos principais assuntos na campanha para o governo estadual. Eduardo Paes tem anunciado ações como a criação de uma divisão de elite armada da Guarda Municipal. Uma das metas é ter mais de 4 mil agentes até 2028.