Pular para o conteúdo
Política

Pollon protocola 12º pedido de impeachment contra presidente Lula

Pedido deve-se à crise com os EUA
Renata Volpe -
Deputado federal, Marcos Pollon. (Marina Ramos, Câmara dos Deputados)

O deputado federal por , Marcos Pollon (PL), protocolou o 12º pedido de contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a justificativa de conflito diplomático com os Estados Unidos.

Segundo o documento do parlamentar, o episódio configura crime de responsabilidade por cometimento de ato de hostilidade contra nação estrangeira e se baseia no artigo 5º da Lei nº 1.079/1950, conhecida como a “Lei do Impeachment”.

Agora, já são 12 pedidos de impeachment protocolados por Pollon desde o início do mandato dele. “A gente caminha rapidamente para uma situação irreversível. A situação é muito grave.  Motivos não faltam mais para a saída do Presidente. Estamos em uma ditadura. Em um ponto em que os tiranos já não se preocupam em fingir normalidade, mas atuam às claras”, disse.

Assim, a denúncia sustenta que as sucessivas declarações públicas, internacionais e oficiais do presidente da república representam clara postura de confronto, acusação e desrespeito aos Estados Unidos, aliado histórico e estratégico do Brasil.

O deputado fala ainda em ‘grave violação ao artigo 5º, inciso I, da Lei nº 1.079/1950, por prática de ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra e comprometendo-lhe a neutralidade’.

Tarifaço de 50%

Pollon alega que a medida tarifária norte-americana foi diretamente motivada pelas posições públicas de Lula, que, em pronunciamentos internacionais recentes, teria promovido ‘ataques verbais à condução da política externa e comercial norte-americana, em tom considerado agressivo, ideologicamente beligerante e incompatível com os princípios da diplomacia e da boa-fé nas relações internacionais’.

Em 9 de julho de 2025, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou publicamente a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. A medida começa a valer em 1º de agosto.

Por fim, Pollon diz que “as manifestações públicas proferidas com a autoridade do Chefe de Estado e de Governo extrapolam os limites da livre expressão política ou diplomática e configuram atos de hostilidade que expõem o Brasil a grave risco de comprometimento de suas relações diplomáticas, econômicas e militares com os Estados Unidos, colocando em perigo interesses nacionais relevantes, incluindo segurança nacional, comércio internacional e cooperação bilateral em defesa e inteligência”.

O pedido deve ser analisado assim que a Câmara dos Deputados retornar do recesso parlamentar, em agosto deste ano.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito de Corumbá lidera comissão que pede urgência a Riedel sobre falta voos

stf pantanal ms

O que disseram os réus dos núcleos 2 e 4 da trama golpista em depoimento ao STF

Jogos Escolares da Juventude de MS começam nesta sexta para atletas de 12 a 14 anos

Confronto com morte de ‘Matheuzinho’ foi em casa usada para esconder produtos furtados em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Com mercado aquecido, 238 alunos concluem curso de TI em MS prontos para atuar

Últimas Notícias

Transparência

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

Intimada há mais de um ano, ré ainda não constituiu defesa e juiz dá 'ultimato' em ação de corrupção chefiada por Claudinho Serra

Famosos

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Filho de Preta Gil, Francisco Gil se aproximou do caixão da mãe para acariciá-la e se despedir; velório acontece no Theatro Municipal do Rio

MidiaMAIS

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

O talento do garoto de apenas 8 anos chama a atenção de fãs e clubes de alto rendimento

Polícia

VÍDEO: Fuga de traficante da PRF acaba com acidente na BR-262 em Água Clara

Droga ficou espalhada pela rodovia